Pertencimento à classe social e práticas corporais: revisando o tema na literatura e ensaiando relações possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v10i2.18584

Palavras-chave:

Distinção social, Atividade física e saúde, Juventude, Infância

Resumo

Objetivo: Refletir de forma ensaística, no sentido de compreender como uma literatura específica do campo da Sociologia tem interpretado o conceito de classe social e as relações que estipulamos quanto às possibilidades de acesso às práticas corporais de crianças e adolescentes.

Metodologia: Inicialmente realizamos uma Revisão Sistemática, com base no protocolo (PRISMA) e na sequência desenvolvemos um ensaio, discutindo o conceito de classe social e a relação que tal categoria sociológica estabelece com as práticas corporais de crianças e adolescentes.

Originalidade/relevância: A relevância do estudo está em refletir sobre os conceitos de classe social e do “efeito de distinção”, para compreender como eles influenciam o acesso e o “gosto” por determinadas práticas corporais, contribuindo assim para um melhor entendimento dos mecanismos sociais intervenientes nesse fenômeno.

Principais resultados: Os estudos evidenciam que fatores como a classe social, a constituição familiar, a estrutura e o nível de segurança dos bairros influenciam o acesso e o tipo de prática corporal que as pessoas acabam se envolvendo. Com relação ao conceito de classe social utilizado pelos estudos, ficou evidente que a maioria possui uma visão economicista sobre essa questão, entendendo classe social como apenas “faixa de renda”.

Contribuições teóricas/metodológicas: Procuramos evidenciar a necessidade dos pesquisadores do campo das políticas públicas e dos agentes políticos pensarem não apenas em indicadores demográficos como o IDH, mas também nas questões simbólicas para melhor entender e propor ações voltadas para as práticas corporais de crianças e adolescentes.

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Biografias Autor

Breno Brey D'auria, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS

Especialista em Futebol e Futsal/Estácio. Professor de Educação Física, estudante do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Membro pesquisador do Remix- Observatório de mídias, tecnnologias digitais e práticas corporais.

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2018), Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe – UFS – São Cristóvão/SE/Brasil; Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física.

Silvan Menezes dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS

Doutor em Educação Física/UFPR

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

D’auria, B. B., Mezzaroba, C., & Santos, S. M. dos. (2021). Pertencimento à classe social e práticas corporais: revisando o tema na literatura e ensaiando relações possíveis. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 10(2), 54–80. https://doi.org/10.5585/podium.v10i2.18584

Edição

Secção

Artigos