Análise do Comportamento do Consumidor Esportivo em Relação à Memória e Preferência de Marca: Um Estudo de Caso da Maratona de São Paulo

Autores

  • Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo - EEFE/USP.
  • Pedro Lucas Leite Parolini Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo (EEFE/USP)
  • Ary José Rocco Junior Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo (EEFE/USP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.152

Palavras-chave:

Patrocínio esportivo, Branding, Corridas de rua

Resumo

Nos últimos anos, o mercado de corrida de rua apresentou forte crescimento e evolução. O foco, nos eventos da modalidade, não mais está nos atletas profissionais e sim em atletas amadores que buscam, acima de tudo, a prática de uma atividade física e o entretenimento. Neste cenário, empresas passam a adotar os eventos de corridas de rua como plataforma de relacionamento com o público praticante em questão. O objetivo do presente artigo é analisar o comportamento do consumidor esportivo em relação à memória e preferência por determinada marca de material esportivo, em detrimento de outra, na Maratona de São Paulo. A efetividade das estratégias de relacionamento de cada empresa é colocada em análise uma vez que ditam as preferências dos participantes do evento.

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Biografias Autor

Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara, Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo - EEFE/USP.

Mestrando em Gestão e Marketing Esportivo pela Universidade de São Paulo - EEFE/USP. Experiência nas áreas de Comunicação, Marketing e Gestão do Esporte.

Pedro Lucas Leite Parolini, Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo (EEFE/USP)

Mestrando em Gestão e Marketing Esportivo pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, Brasil. Professor Convidado a Ministrar Aula do Tema: Marketing Esportivo e Produção de Eventos de Corrida de Rua.

Ary José Rocco Junior, Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo (EEFE/USP)

Pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - ECA/USP, Brasil. Professor em Regime de Turno Completo da Universidade de São Paulo - EEFE/USP, Brasil

Publicado

2016-08-01

Como Citar

Carlassara, E. de O. C., Parolini, P. L. L., & Rocco Junior, A. J. (2016). Análise do Comportamento do Consumidor Esportivo em Relação à Memória e Preferência de Marca: Um Estudo de Caso da Maratona de São Paulo. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 5(2), 137–147. https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.152

Edição

Secção

Artigos