Comissões Hospitalares: A Produção de Indicadores de Gestão Hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v1i1.3Palavras-chave:
Qualidade, Comissão Hospitalar, Indicadores.Resumo
As instituições hospitalares públicas do Estado de São Paulo têm adotado as comissões hospitalares como um instrumento de gestão para oferecer serviços de qualidade aos usuários. As comissões hospitalares desempenham varias funções na instituição, destacando-se a produção de indicadores relevantes para a gestão hospitalar e também contribuir para a eficácia das organizações em prol dos usuários. A pesquisa teve como objetivo identificar as principais comissões existentes em um hospital público do Estado de São Paulo, bem como os indicadores utilizados para a interlocução com a gestão do hospital. Foram pesquisados artigos publicados na base de dados LILACS, BIREME e Periódicos Capes. O refinamento da pesquisa teve como palavras chaves: comissão hospitalar, gestão hospitalar, segurança do paciente. O resultado desta pesquisa mostra que as quatro principais comissões pesquisadas contribuem para melhorar a gestão do hospital; por meio de atividades sistematizadas produzem indicadores de avaliação do serviço oferecido e apresentem melhorias dos processos e serviços.
DOI: 10.5585/rgss.v1i1.3
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
- Resumo 553
- PDF 422