O Cartão Nacional de Saúde (CNS) como Instrumento de Analise Mercadológica da Demanda Feminina na Assistência Ambulatorial.

Sonia Francisca Monken, Cesar Augusto Biancolino, Emerson Antonio Maccari

Resumo


No setor da Saude, muito embora exista uma defasagem temporal em relaçao aos demais setores da Economia, no que diz respeito à Tecnologia da Informação, o Brasil tem tomado frente de um processo de modernização no gerenciamento da informação no sistema de Saude , com o objetivo de melhorar o entendimento do perfil da população assistida nos diversos equipamentos de assistência. O exponencial aumento na quantidade de dados a serem gerenciados, no número de profissionais que controlam os processos e nas demandas para acesso em tempo real, propiciaram a definitiva implementação do Cartão Nacional de Saúde (CNS) como um instrumento estratégico de geranciamento da atenção médico-hospitalar, na tentativa de fornecer mais dados com menor custo. O presente estudo utiliza o CNS para traçar o perfil da demanda feminina em uma Unidade Básica de Saúde, no interior do Estado de São Paulo. Considerou-se como maiores usuárias aquelas, cuja frequência de utilização ultrapassou a média de consultas per capita de 1,91 no ano padrão (5,82), assim, foram consideradas das 25243 usuárias, como população alvo 621 mulheres.As características Socioeconômicas e Culturais (SEC´s), foram correlacionadas em análise quali-quantitativa. Utilizou-se Análise Fatorial Exploratória, para definição das dimensões de interferência. Inferindo-se que as mulheres situadas na dimensão (4%) vivem absolutamente sozinhas ou na sua maioria (52%) tem a Situação Familiar Restrita a uma Convivência Solitária ou Acompanhada de Indivíduos. Recomenda-se pois um olhar mercadológico sobre a oferta de serviço de saude a partir da categorização do usuários , atendendo suas necessidades e expectativas.

DOI: 10.5585/rgss.v1i2.37


Palavras-chave


Gerenciamento e UBS; Marketing; Política de Saúde; Cartão Nacional de Saúde.

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DOI: https://doi.org/10.5585/rgss.v1i2.37

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