O Cartão Nacional de Saúde (CNS) como Instrumento de Analise Mercadológica da Demanda Feminina na Assistência Ambulatorial.

Autores

  • Sonia Francisca Monken UNINOVE
  • Cesar Augusto Biancolino UNINOVE
  • Emerson Antonio Maccari UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v1i2.37

Palavras-chave:

Gerenciamento e UBS, Marketing, Política de Saúde, Cartão Nacional de Saúde.

Resumo

No setor da Saude, muito embora exista uma defasagem temporal em relaçao aos demais setores da Economia, no que diz respeito à Tecnologia da Informação, o Brasil tem tomado frente de um processo de modernização no gerenciamento da informação no sistema de Saude , com o objetivo de melhorar o entendimento do perfil da população assistida nos diversos equipamentos de assistência. O exponencial aumento na quantidade de dados a serem gerenciados, no número de profissionais que controlam os processos e nas demandas para acesso em tempo real, propiciaram a definitiva implementação do Cartão Nacional de Saúde (CNS) como um instrumento estratégico de geranciamento da atenção médico-hospitalar, na tentativa de fornecer mais dados com menor custo. O presente estudo utiliza o CNS para traçar o perfil da demanda feminina em uma Unidade Básica de Saúde, no interior do Estado de São Paulo. Considerou-se como maiores usuárias aquelas, cuja frequência de utilização ultrapassou a média de consultas per capita de 1,91 no ano padrão (5,82), assim, foram consideradas das 25243 usuárias, como população alvo 621 mulheres.As características Socioeconômicas e Culturais (SEC´s), foram correlacionadas em análise quali-quantitativa. Utilizou-se Análise Fatorial Exploratória, para definição das dimensões de interferência. Inferindo-se que as mulheres situadas na dimensão (4%) vivem absolutamente sozinhas ou na sua maioria (52%) tem a Situação Familiar Restrita a uma Convivência Solitária ou Acompanhada de Indivíduos. Recomenda-se pois um olhar mercadológico sobre a oferta de serviço de saude a partir da categorização do usuários , atendendo suas necessidades e expectativas.

DOI: 10.5585/rgss.v1i2.37

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Biografia do Autor

Sonia Francisca Monken, UNINOVE

Doutora em Saude Publica, Consultora em Gestão Serviços de Saude, Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Saude UNINOVE.

Cesar Augusto Biancolino, UNINOVE

Doutor em Ciencias Contabeis, Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Saude UNINOVE

Emerson Antonio Maccari, UNINOVE

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – PPGA/UNINOVE

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Publicado

2012-12-01

Como Citar

Monken, S. F., Biancolino, C. A., & Maccari, E. A. (2012). O Cartão Nacional de Saúde (CNS) como Instrumento de Analise Mercadológica da Demanda Feminina na Assistência Ambulatorial. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 1(2), 102–121. https://doi.org/10.5585/rgss.v1i2.37

Edição

Seção

Artigos