O Cartão Nacional de Saúde (CNS) como Instrumento de Analise Mercadológica da Demanda Feminina na Assistência Ambulatorial.
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v1i2.37Palavras-chave:
Gerenciamento e UBS, Marketing, Política de Saúde, Cartão Nacional de Saúde.Resumo
No setor da Saude, muito embora exista uma defasagem temporal em relaçao aos demais setores da Economia, no que diz respeito à Tecnologia da Informação, o Brasil tem tomado frente de um processo de modernização no gerenciamento da informação no sistema de Saude , com o objetivo de melhorar o entendimento do perfil da população assistida nos diversos equipamentos de assistência. O exponencial aumento na quantidade de dados a serem gerenciados, no número de profissionais que controlam os processos e nas demandas para acesso em tempo real, propiciaram a definitiva implementação do Cartão Nacional de Saúde (CNS) como um instrumento estratégico de geranciamento da atenção médico-hospitalar, na tentativa de fornecer mais dados com menor custo. O presente estudo utiliza o CNS para traçar o perfil da demanda feminina em uma Unidade Básica de Saúde, no interior do Estado de São Paulo. Considerou-se como maiores usuárias aquelas, cuja frequência de utilização ultrapassou a média de consultas per capita de 1,91 no ano padrão (5,82), assim, foram consideradas das 25243 usuárias, como população alvo 621 mulheres.As características Socioeconômicas e Culturais (SEC´s), foram correlacionadas em análise quali-quantitativa. Utilizou-se Análise Fatorial Exploratória, para definição das dimensões de interferência. Inferindo-se que as mulheres situadas na dimensão (4%) vivem absolutamente sozinhas ou na sua maioria (52%) tem a Situação Familiar Restrita a uma Convivência Solitária ou Acompanhada de Indivíduos. Recomenda-se pois um olhar mercadológico sobre a oferta de serviço de saude a partir da categorização do usuários , atendendo suas necessidades e expectativas.
DOI: 10.5585/rgss.v1i2.37
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