Acidentes do Trabalho Relacionados a Transtornos Psicológicos Ocupacionais
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v1i2.27Palavras-chave:
Saúde do Trabalhador, Gestão Estratégica em Saúde, Acidente de TrabalhoResumo
Devido às transformações no mundo do trabalho do século XXI, a carga psicológica exigida dos profissionais não condiz com a exigida para uma vida saudável. Os registros de acidentes/doenças de trabalho vêm aumentando no decorrer dos anos, impactando nos índices de doenças referentes aos transtornos psicológicos. Tem-se como objetivo apresentar um levantamento do número de acidentes de trabalho referentes a transtornos psicológicos, de 2005 a 2008. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas acidente de trabalho e transtornos psicológicos e uma pesquisa documental dos registros de acidentes de trabalho, período de 2005 a 2008, relacionados às patologias: episódios depressivos (F32), transtorno depressivo recorrente (F33), reações ao stress grave e transtorno de adaptação (F43), transtorno não orgânico do sono devido a fator emocional (F51), distúrbios do sono (G47) e sintomas e sinais relativos ao estado emocional (R45). Conclui-se que houve aumento de acidentes/doenças do trabalho referente aos Episódios Depressivos (F32), seguido pelo Transtorno Depressivo Recorrente (F33), o que influencia diretamente no desempenho do trabalho. Há negligencia em relação aos AT/DT, revelando em alguns CID’s números insignificantes de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), principalmente quando o nexo epidemiológico causal é frágil. Os acidentes de trabalho necessitam de mais atenção, incluindo ações efetivas para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
DOI: 10.5585/rgss.v1i2.27
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html