O Técnico em Saúde Bucal: A Atuação Deste Profissional no Serviço Público de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v6i3.346Palavras-chave:
Equipes Multidisciplinares, Saúde Bucal, Políticas públicas, Técnico em Saúde Bucal.Resumo
Na equipe multidisciplinar adotada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na área de odontologia, existe a participação do Técnico em Saúde Bucal (TSB), cuja atuação possibilitou o aumento da cobertura de serviços, melhoria da qualidade, redução de custos, além de liberar o cirurgião-dentista para atividades mais complexas. Apesar de tais fatores, a participação desse profissional nas Equipes de Saúde Bucal (ESB) enfrenta algumas dificuldades. Nesse contexto, a presente pesquisa traz informações a respeito das equipes multidisciplinares na área da saúde com ênfase nas Equipes de Saúde Bucal e no Técnico em Saúde Bucal, com o objetivo de trazer à luz o panorama do contexto nacional no que diz respeito à atuação do TSB, às atribuições esperadas deste profissional e o seu alcance de atuação, no sentido de amplitude de políticas públicas voltadas à saúde familiar. Para tal, realizou-se um estudo de método dedutivo, de objetivos descritivos, por meio de dados qualitativos, além de tomar como fonte de dados pesquisas bibliográfica e documental. Quanto aos resultados, foi possível identificar a ausência de um entendimento sobre as atribuições desse profissional, além de discrepâncias regionais e indícios de subutilização do TSB na gestão da saúde pública no país.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html