O Técnico em Saúde Bucal: A Atuação Deste Profissional no Serviço Público de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v6i3.346Palavras-chave:
Equipes Multidisciplinares, Saúde Bucal, Políticas públicas, Técnico em Saúde Bucal.Resumo
Na equipe multidisciplinar adotada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na área de odontologia, existe a participação do Técnico em Saúde Bucal (TSB), cuja atuação possibilitou o aumento da cobertura de serviços, melhoria da qualidade, redução de custos, além de liberar o cirurgião-dentista para atividades mais complexas. Apesar de tais fatores, a participação desse profissional nas Equipes de Saúde Bucal (ESB) enfrenta algumas dificuldades. Nesse contexto, a presente pesquisa traz informações a respeito das equipes multidisciplinares na área da saúde com ênfase nas Equipes de Saúde Bucal e no Técnico em Saúde Bucal, com o objetivo de trazer à luz o panorama do contexto nacional no que diz respeito à atuação do TSB, às atribuições esperadas deste profissional e o seu alcance de atuação, no sentido de amplitude de políticas públicas voltadas à saúde familiar. Para tal, realizou-se um estudo de método dedutivo, de objetivos descritivos, por meio de dados qualitativos, além de tomar como fonte de dados pesquisas bibliográfica e documental. Quanto aos resultados, foi possível identificar a ausência de um entendimento sobre as atribuições desse profissional, além de discrepâncias regionais e indícios de subutilização do TSB na gestão da saúde pública no país.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html