Gestão Integrada da Auditoria Médica e Sistemas de Informaçâo: Um Estudo de Caso em uma Cooperativa de Trabalho Médico
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v2i1.54Palavras-chave:
Auditoria médica. Gestão de cooperativa de trabalho médico. Estudo de caso.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo contribuir para a compreensão dos processos, contexto e desafios da auditoria médica e sua integração com a gestão de custos, qualidade e riscos no setor de saúde suplementar. Optou-se por um estudo de caso na área de auditoria médica de uma cooperativa de trabalho médico, localizada no Nordeste do Brasil. Esta escolha foi reforçada pelo interesse em analisar as questões de integração em uma instituição que tem como objetivos centrais preservar a valorização do profissional e proporcionar qualidade na assistência à saúde. As interpretações dos resultados indicaram que a concentração principal é na auditoria de contas e há um mínimo de atuação na auditoria analítica. A auditoria também não é percebida pelos cooperados como uma aliada e não há programas voltados para o envolvimento dos cooperados com esta área. A valorização excessiva da experiência do auditor pode estar inibindo o investimento na profissionalização e em modelos de gestão e ferramentas de auditoria mais sofisticadas. A medicina baseada em evidências é utilizada de forma muito restrita. Não foi constatada a integração efetiva da auditoria com a estratégia da organização, programas de qualidade, gestão de custos e utilização de medicina baseada em evidências.DOI: 10.5585/rgss.v2i1.54
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