Revisão Compreensiva de Logística Hospitalar: Conceitos e Atividades
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v3i1.90Palavras-chave:
logística hospitalar, revisão bibliográfica sistemáticaResumo
A logística hospitalar apresenta-se como um conjunto de operações complexas e relevantes para as organizações hospitalares, visto que uma falha na distribuição dos materiais e medicamentos, uma função da logística, pode acarretar um desastre irreparável tanto para os pacientes quanto para o hospital. Apesar disso, as organizações de saúde geralmente subestimam a participação e a contribuição prática da logística no ambiente hospitalar. Ao levar a discussão para o campo da literatura, notou-se que não há um consenso conceitual e de quais são as atividades pertencentes ao escopo da logística hospitalar. Nesse sentido, os objetivos gerais deste trabalho são apresentar as distintas abordagens conceituais da logística hospitalar presentes na literatura e descrever suas atividades, mediante uma revisão sistemática da bibliografia. Seguindo um protocolo de Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS), foram levantados preliminarmente 1891 artigos em seis bases de periódicos Pubmed, Embase, Lilacs, Cinahl, Web of Science e Scopus publicados entre 1992 e 2013. Ao final os 25 artigos filtrados dentro dos critérios dessa revisão comprovaram a divergência conceitual da logística hospitalar, pois alguns autores a definem como gestora do fluxo de pacientes, enquanto outros a conceituam como gestora do fluxo de materiais. A inexistência desse consenso também foi constatada quanto às atividades que compõem o escopo operacional da logística hospitalar, visto que há uma variedade de atividades descritas como logística, desde as tradicionais, presentes na literatura de logística industrial, até outras atividades, que envolvem áreas específicas do hospital.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html