Modelo Conceitual de Mensuração de Desperdícios em Hospitais Privados.

Autores

  • Denis Dall Asta Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Antonio Pires Barbosa Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v3i1.103

Palavras-chave:

custo hospitalar, desperdícios de ociosidade e rentabilidade.

Resumo

A atividade hospitalar no Brasil tem apresentado uma demanda crescente dos serviços de assistência à saúde, mas enfrenta um ambiente de complexidade e investimentos de alto custo, com receitas do SUS e de planos de saúde normatizadas por tabelas de preços que oferecem margens estreitas. Os baixos preços oferecidos pelo SUS e alguns planos de saúde levam hospitais ao rompimento de contratos deixando parte de sua estrutura ociosa. Pesquisadores constataram que 20% a 30% dos serviços e produtos hospitalares são penalizados por desperdícios e sua eliminação não afetaria a qualidade dos serviços prestados. Sendo assim, esse estudo tem por objetivo a utilização do custeio por absorção ideal para a mensuração de desperdícios de ociosidade em hospitais, visando o aumento da rentabilidade com a redução ou eliminação desses desperdícios. Por meio de uma pesquisa exploratória, apresentam-se as etapas para a aplicação de um modelo conceitual de evidenciação de desperdícios de ociosidade fundamentado no custeio por absorção ideal. Os resultados permitem aos hospitais o conhecimento em quantidade e valor dos desperdícios com ociosidade, possibilitando aos gestores a adoção de medidas para eliminação dos desperdícios, que no caso, podem transformar perdas em ganhos e ingresso de caixa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Dall Asta, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

graduação em Ciências Contábeis pela Fecivel - Faculdade de Ciências e Letras de Cascavel; (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). , professor Adjunto e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste Campus de Cascavel.

Antonio Pires Barbosa, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - FGV;

Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas;

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde da Universidade Nove de Julho - PMPA-GSS/UNINOVE.

Downloads

Publicado

2014-06-01

Como Citar

Dall Asta, D., & Barbosa, A. P. (2014). Modelo Conceitual de Mensuração de Desperdícios em Hospitais Privados. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 3(1), 40–56. https://doi.org/10.5585/rgss.v3i1.103

Edição

Seção

Artigos