Inovação em Empresas Prestadoras de Serviços de Saúde: Uma Contribuição através da Metodologia de Kano
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v3i1.64Palavras-chave:
Satisfação do cliente, Modelo Kano, Inovação em Serviços de Saúde.Resumo
O dinamismo que domina as relações organizacionais, decorrentes das mudanças socioeconômicas, alta competitividade, desenvolvimento tecnológico, tornou a satisfação das necessidades dos clientes um fator decisivo para a vantagem competitiva do negócio. Os clientes avaliam a qualidade de um produto/serviço segundo diversas dimensões, sendo prioritário determinar quais são essas dimensões. Nesse sentido, o foco desse trabalho será propor um modelo de mensuração dos atributos que influenciam a satisfação dos clientes em serviços de saúde e como essas características podem contribuir para a diferenciação e inovação do segmento em estudo. O Modelo Kano de Satisfação do Cliente apresenta-se como uma alternativa mais precisa para a determinação de quais atributos devem ser incorporados a um produto ou serviço, frente aos modelos tradicionais que não estimam essas percepções. Para isso estruturamos esse estudo através de uma pesquisa bibliográfica, apresentando as particularidades do segmento de serviços, os conceitos de inovação para em seguida propormos a aplicação do Modelo Kano e como essas características podem contribuir para um bom desempenho em meio a um cenário competitivo e inovador que é a área hospitalar. Utilizamos como metodologia de trabalho a abordagem descritiva e exploratória.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html