Regionalização do SUS no Grande ABC: Compreendendo a Relação entre Oferta e Demanda de Serviços de Saúde.

Autores

  • Edson Coutinho da Silva Centro Universitário da FEI, campus São Bernardo do Campo e São Paulo.
  • Mara Helena de Andrea Gomes Professora de Graduação e Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade Federal de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v3i1.106

Palavras-chave:

Oferta e Demanda em Saúde Pública, Regionalização do SUS, e Saúde Pública.

Resumo

: Regionalização, hierarquização e integralidade da assistência à saúde demandam a formação e gestão de redes não diretamente relacionadas a uma mesma unidade política-administrativa da federação, tais como as intermunicipais, com mais de um município. No entanto, é na equalização da oferta e demanda de saúde que surgem os problemas, uma vez que os gestores levam em consideração mais a oferta do que a demanda no planejamento das redes e “nós” do sistema. Tal constatação, fez despertar o propósito deste estudo, que é o de compreender como esta relação – oferta e demanda – é conduzida no sistema regional de saúde do Grande ABC. Este estudo tem caráter descritivo, mediante estudo de caso – a região; dezenove entrevistados participaram da pesquisa, entre eles: Diretores e Secretários Municipais; Departamento Regional de Saúde I (DRS I); e docentes e pesquisadores. O estudo tem caráter qualitativo, pois buscou-se debater, discutir e caracterizar esta situação na região. Constatou-se que as redes de saúde da região concentra seus planejamentos e decisões muito mais nas ofertas do que nas demandas, gerando discrepâncias entre o que o gestor dispõe e o que o cidadão quer receber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Coutinho da Silva, Centro Universitário da FEI, campus São Bernardo do Campo e São Paulo.

Pós-Doutorando em Administração pela FEA-USP; Doutor em Saúde Coletiva pela UNIFESP; Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP; Mestre em Administração pela USCS.

Mara Helena de Andrea Gomes, Professora de Graduação e Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade Federal de São Paulo.

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2014-06-01

Como Citar

da Silva, E. C., & Gomes, M. H. de A. (2014). Regionalização do SUS no Grande ABC: Compreendendo a Relação entre Oferta e Demanda de Serviços de Saúde. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 3(1), 70–81. https://doi.org/10.5585/rgss.v3i1.106

Edição

Seção

Artigos