Análise de Rentabilidade Utilizando o Modelo Dupont: Estudo de Caso em uma Operadora de Planos de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v3i2.97Palavras-chave:
Modelo Dupont, Análise financeira, Planos de Saúde.Resumo
Com a acirrada disputa das empresas por melhores posições no mercado, a compreensão do retorno sobre o negócio e a utilização dos recursos disponíveis de forma eficaz e eficiente são indispensáveis. O estudo acadêmico de um modelo que possibilite ampla visão econômica da empresa, seja pelos resultados de sua atividade, ou pela administração de seu ativo, é de extrema importância para a formação do profissional. Para suprir essas necessidades, o modelo Dupont é voltado à análise da lucratividade das vendas e do giro, que demonstra a eficiência da utilização dos ativos de uma organização. Foi realizado estudo de caso, descritivo, quantitativo e qualitativo. Foram utilizadas para elaboração da pesquisa, as demonstrações contábeis dos anos de 2007 a 2012. Com base no material analisado, foi realizado o cálculo do modelo Dupont na empresa São Francisco Sistema de Saúde S/E Ltda, operadora de planos de saúde. O método utilizado na pesquisa permitiu analisar a empresa estudada e identificar os causadores das variações de rentabilidade. As decisões tomadas pela empresa, bem como o órgão regulamentador da área da saúde tiveram forte influência sobre os índices obtidos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html