O que Motiva os Hospitais Brasileiros a Buscar a Acreditação?

Autores

  • Claudia Affonso Silva Araujo Instituto COPPEAD de Administração - UFRJ
  • Otávio Henrique dos Santos Figueiredo Instituto COPPEAD de Administração - UFRJ
  • Kleber Fossati Figueiredo Instituto COPPEAD de Administração - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v4i1.111

Palavras-chave:

Qualidade. Hospitais. Acreditação. Motivadores.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar o que motiva os gestores hospitalares a buscar a acreditação. Foi realizado um survey com os 154 hospitais que atuam no Brasil e que no momento da pesquisa já possuíam ou estavam em processo de acreditação; destes, 101 (66%) responderam ao questionário. Os resultados indicam que a motivação para a busca da acreditação é um construto multidimensional e que aumentar a segurança do paciente é um dos principais motivadores. Surpreendentemente, a acreditação é vista como o início de um processo em direção ao alcance da qualidade e não como o coroamento final deste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Affonso Silva Araujo, Instituto COPPEAD de Administração - UFRJ

Professora Adjunta do Instituto COPPEAD de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPEAD/UFRJ. Chefe de Área de Operações, Tecnologia e Logística (OTL) do COPPEAD/UFRJ e Coordenadora do Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde - CESS/COPPEAD/UFRJ, tendo como uma das linhas de pesquisa a análise dos processos de doação e transplantes de órgãos, com foco em pessoas (atitudes e comportamentos) e procedimentos (redução de desperdícios e de tempos - abordagem lean aplicada ao processo). Possui Doutorado em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração (2005), Mestrado em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração (1996) e Graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC/RJ (1993). Pesquisadora visitante da Maryland University (Estados Unidos) em 2004. Tem experiência na área de Gerência de Operações de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da qualidade em serviços, gestão de serviços de saúde, gestão do clima interno em organizações de saúde.

Otávio Henrique dos Santos Figueiredo, Instituto COPPEAD de Administração - UFRJ

Graduação em Estatística pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Estatística pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Administração de Empresas pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Suas áreas de atuação incluem Métodos Quantitativos e Administração, com ênfase em Mercadologia.

Kleber Fossati Figueiredo, Instituto COPPEAD de Administração - UFRJ

Possui doutorado em Administração pelo Instituto de Estúdios Superiores de la Empresa (1987), mestrado em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), especialização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976) e graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Diretor do COPPEAD/UFRJ e coordenador do Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde do COPPEAD/UFRJ, que reúne pesquisadores em projetos multifuncionais ligados à gestão de saúde e é financiado, a fundo perdido e sem contrapartida de prestação de serviços, com recursos da Amil. Atua como consultor ad hoc da CAPES e do CNPq e avalia regularmente artigos para periódicos e eventos nacionais e internacionais. Foi editor de casos de ensino da RAC - Revista de Administração Contemporânea (2008 a 2011). Já orientou mais de cinquenta dissertações de mestrado. Foi professor visitante no Instituto de Empresa em Madrid (1999, 2000, 2002, 2003, 2004, 2006, 2008 e 2010).

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Araujo, C. A. S., Figueiredo, O. H. dos S., & Figueiredo, K. F. (2015). O que Motiva os Hospitais Brasileiros a Buscar a Acreditação?. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 4(1), 17–28. https://doi.org/10.5585/rgss.v4i1.111

Edição

Seção

Artigos