Desafio no Gerenciamento de Resíduos em Serviços Públicos de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v4i1.141Palavras-chave:
gerenciamento de resíduos, serviços públicos de saúde, legislaçãoResumo
Os resíduos de serviços de saúde exigem atenção especial e técnicas corretas de manejo e gerenciamento devido ao potencial poluente contra o meio ambiente e infeccioso contra a saúde humana. Esse artigo abordou o gerenciamento de resíduos em serviços públicos de saúde em um município pertencente à Macrorregião Serra no Rio Grande do Sul. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, onde o método de trabalho escolhido foi a pesquisa-ação. Tendo descrito os processos analisados, pontos críticos encontrados em cada etapa do gerenciamento, fez-se um paralelo com a legislação vigente, abordando como os processos deveriam ser realizados e os riscos inerentes ao mau gerenciamento em cada etapa. Além disso, discutiu-se os desafios à gestão dos resíduos em serviços públicos de saúde, propondo soluções. Para uma correta ação ambiental, as instituições devem se valer da ética, garantir a qualidade de vida da população e dos usuários, assim como a proteção ao meio ambiente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html