Gestão da Saúde Pública: Análise Sobre os Fatores Condicionantes do Desenvolvimento Humano

Autores

  • Isabela Braga da Matta Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marco Aurélio Marques Ferreira Universidade Federal de Viçosa
  • Rosângela Minardi Mitre Cotta Universidade Federal de Viçosa
  • Rodrigo Siqueira-Batista Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v5i1.200

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Administração Pública, Qualidade de Vida

Resumo

O objetivo das políticas de saúde é alcançar, a longo prazo, uma melhoria na qualidade de vida da população. Por meio da Atenção Primária à Saúde (APS) é possível perceber mais claramente a relação dessas políticas com o desenvolvimento humano. No entanto, a qualidade de vida pode ser influenciada por outros fatores, que não só os relacionados com a saúde. No Brasil existem programas voltados para alguns desses diferentes aspectos. Este estudo utiliza como principais bases teóricas as referentes à Administração Pública, Qualidade de Vida e Atenção Primária à Saúde, com o intuito de verificar quais fatores influenciam no desenvolvimento humano municipal e, por consequência, na qualidade de vida da população. Para tanto, neste trabalho, pretendeu-se utilizar técnicas estatísticas de regressão e cluster em 761 municípios de Minas Gerais. Dessa forma, foi possível mostrar que a qualidade de vida é influenciada por vários fatores socioeconômicos, trabalhados por diversos setores do governo, como a Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério das Cidades e outros. Isso sustenta os argumentos de que o foco das políticas públicas deve ser ampliado de forma que trabalhem os fatores positivos que influenciam a qualidade de vida e corrijam outros pontos que influenciem negativamente. Essa prática possibilitaria alertar gestores sobre a importância da atenção primária, como cuidado para se conhecer as características do município, a fim de que se possa desenvolver políticas e programas específicos, de modo que a gestão municipal possa proporcionar melhores condições para a qualidade de vida da população. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Braga da Matta, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Assistente de Administração na Universidade Federal de Juiz de Fora no campus de Governador Valadares

Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Professor do curso de administração da Universidade Federal de Viçosa. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFV.

Rosângela Minardi Mitre Cotta, Universidade Federal de Viçosa

Professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV) no Departamento de Nutrição e Saúde (DNS)

Rodrigo Siqueira-Batista, Universidade Federal de Viçosa

 Professor do Departamento de Medicina e Enfermagem e Co-orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

da Matta, I. B., Ferreira, M. A. M., Cotta, R. M. M., & Siqueira-Batista, R. (2016). Gestão da Saúde Pública: Análise Sobre os Fatores Condicionantes do Desenvolvimento Humano. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 5(1), 15–28. https://doi.org/10.5585/rgss.v5i1.200

Edição

Seção

Artigos