Descoberta de Padrões em Ordens de Serviço de Tecnologia da Informação em Hospital
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v5i1.206Palavras-chave:
Mineração de dados, gestão hospitalar, governança de tecnologia de informação.Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso de aplicação do KDD (Knowledge Discovery in Databases) sobre Ordens de Serviço (OS) de informática de uma instituição hospitalar do Paraná, objetivando identificar novas práticas a serem aplicadas na gestão. Esta pesquisa surgiu da necessidade de conhecer os padrões de relacionamento entre os diversos setores do hospital com a área de informática, no que se refere à solicitação de atendimentos a problemas de Tecnologia de Informação (TI). Dessa forma, seria possível avaliar a atuação efetiva do setor, bem como identificar eventuais desvios ou não conformidades. Para os experimentos foi utilizada a tarefa de classificação, sendo avaliados três métodos, possibilitando a obtenção de regras com potencial de validação por especialista. O resultado produzido neste estudo demonstrou a aplicabilidade do KDD na obtenção de conhecimento relevante para auxílio à tomada de decisão com vistas ao investimento em melhores práticas para ganho de qualidade dos serviços de TI. Dentre eles, destacam-se: o desenvolvimento de planos de ação para ajustes de inconsistências no uso da OS pelos setores para demanda de ações de TI; o estabelecimento de novos parâmetros de priorização dos atendimentos emergenciais dos setores demandantes; o ajuste, implementação e divulgação de novos de procedimentos de atendimento das OS; e em consequência o ganho de agilidade e qualidade no atendimento e a melhora no relacionamento da TI com os demais setores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html