Faturamento Hospitalar Sob a Lente da Qualidade Total Hospital Billing Under the Lens of Total Quality

Autores

  • Francisco Carlos Cobaito Professor Universitário, atuando na FAPPES - Faculdade Paulista de Ensino Superior.

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v5i1.167

Palavras-chave:

Administração Financeira de Hospitais. Faturamento. Qualidade Total.

Resumo

O estudo de caso aqui desenvolvido compara dois momentos dentro de uma mesma instituição de Saúde Hospitalar, observando a evolução e os resultados na redução de glosas hospitalares após a implantação do conceito de qualidade total ao grupo executor da atividade de faturamento. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, exploratório, documental, desenvolvido através de um estudo de caso em hospital localizado no estado de São Paulo. Para atender ao objetivo destacado neste trabalho, como base para a coleta e análise de dados buscou-se a montagem de um banco de informações gerenciado capaz de fornecer conhecimento sobre a distribuição das glosas hospitalares quanto a local de ocorrência, incidência, e tipologia. As variáveis foram descritas por médias ± desvios padrão e frequências. As médias foram comparadas utilizando-se o teste t-Student, com nível de significância de cinco por cento. Ao mesmo tempo, buscou-se avaliar o papel e a importância da aplicação prática do conceito de qualidade total na gestão hospitalar. Como resultado, conclui-se que técnicas de qualidade total culminaram em melhores resultados no aspecto da redução de glosas hospitalares.

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Biografia do Autor

Francisco Carlos Cobaito, Professor Universitário, atuando na FAPPES - Faculdade Paulista de Ensino Superior.

Economista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1987), com Pós-Graduação em Administração Financeira, Universidade São Judas (2000), e Mestrado em Administração foco em Gestão de Projetos, Universidade Nove de Julho (2012).

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

Cobaito, F. C. (2016). Faturamento Hospitalar Sob a Lente da Qualidade Total Hospital Billing Under the Lens of Total Quality. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 5(1), 52–61. https://doi.org/10.5585/rgss.v5i1.167

Edição

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