O Controle Higiênico-Sanitário como Indicador de Desempenho e Qualidade na Lavanderia Hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v5i1.178Palavras-chave:
Lavar roupa hospitalar, indicador de desempenho e bioindicadorResumo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cita, no Manual de Processamento da Roupa Hospitalar (2009), a necessidade do controle e da qualidade sanitária na lavagem do enxoval hospitalar. Porém: Quais? Como? Quanto? E com qual frequência deve ser avaliada a qualidade sanitária do enxoval hospitalar lavado pela lavanderia? São as lacunas encontradas na literatura existente no Brasil. A avaliação atual do enxoval é sensorial e não é a ferramenta mais adequada para garantir a qualidade higiênico-sanitária. A qualidade higiênico-sanitária deve ser medida com indicadores higiênico-sanitários ou bioindicadores. Este artigo pretende apresentar indicadores que podem servir de métrica de desempenho e segurança sanitária na lavagem da roupa hospitalar e que sejam utilizados como parâmetros de monitoramento e de decisão sobre a qualidade da lavanderia. O método utilizado no artigo é documental, bibliográfico, exploratório e estudo de campo com registro de dados das análises microbiológicas das peças do enxoval hospitalar. Os dados foram coletados em uma amostra de lavanderia dos hospitais acreditados da Região Metropolitana de São Paulo. A análise das peças de roupa atendeu aos procedimentos exigíveis de coleta e análises pela Organização Mundial de Saúde, ou descrito no Compendium of Methods for Microbiological Examination of Foods, 2001, APHA. Os resultados corroboram a indicação da necessidade do controle higiênico-sanitário como uma ferramenta de gestão e decisão a ser utilizada como bioindicador de desempenho e qualidade da lavagem da roupa na lavanderia hospitalar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html