Aplicabilidade do Planejamento Estratégico em Hospitais Universitários Federais
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v5i2.257Palavras-chave:
Planejamento Estratégico. Hospitais Universitários Federais. EBSERH.Resumo
A gestão dos hospitais universitários federais há muito tempo é questionada devido às insuficientes condições de atendimento ofertadas aos usuários. Como resposta, o governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais-REHUF. Desse programa, originou-se a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares-EBSERH com a intenção de reestruturar a administração estratégica dessas instituições. Este artigo apresenta caráter descritivo e abordagem qualitativa; e utilizou como procedimentos, além da pesquisa bibliográfica, a técnica de análise documental. Verificou-se o nível de aplicabilidade dos componentes do planejamento estratégico definidos em literatura, através da coleta de dados secundários nas páginas de internet dos primeiros hospitais contratualizados com a EBSERH. Constatou-se um nível de aplicabilidade de 66,67% dos componentes esclarecedores da visão e 85,71% das análises interna e externa. Como destaque, evidenciou-se 100% de aplicabilidade quanto à definição dos cenários atual e futuro, à formulação estratégica, à elaboração de indicadores e à prestação de contas. Porém, considerando a integralidade do modelo proposto (Kaplan & Norton, 2008), há apenas 31,25%. Há melhorias importantes a serem realizadas, tais como a definição de elementos principais da gestão estratégica, como missão, visão e valores; e a readequação de metas, ações estratégicas, orçamentos e instrumentos de controle.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
- Resumo 851
- PDF 730