Análise da Eficiência na Atenção Primária à Saúde sob a Ótica dos Profissionais da Área

Autores

  • Kerla Fabiana Dias Cabral Universidade Federal de Viçosa
  • Rodrigo Siqueira Batista UFV
  • Marco Aurélio Marques Ferreira UFV
  • Fábio Ribeiro Cerqueira UFV

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v5i2.263

Palavras-chave:

Eficiência Técnica, Atenção Primária à Saúde, Profissionais de Saúde

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a eficiência da Atenção Primária à Saúde, avaliando as experiências de municípios brasileiros do estado de Minas Gerais no que se refere à sua eficiência na promoção da saúde. Os municípios foram selecionados entre os dez benchmark e anti-benchmark obtidos por meio de um primeiro do cálculo da eficiência através da Análise Envoltória de Dados. A entrevista em profundidade foi a técnica utilizada para captar a percepção dos profissionais dos municípios analisados. Em cada município, foram entrevistados 3 profissionais da Atenção Primária à Saúde. As respostas foram analisadas pela abordagem de análise de conteúdo e divididas em categorias, definidas a partir da literatura na área da administração pública e de gestão da saúde. Entre os principais resultados, observou-se que as dificuldades apontadas em comum nos municípios analisados se referem à falta de recursos ou sua limitação, bem como às condições educacionais da população e sua baixa participação e conhecimento sobre a Estratégia Saúde da Família. Conclui-se que há grande necessidade de trabalhos intersetoriais que apoiem ações de promoção da saúde já existentes, bem como novas estratégias que podem elevar o nível de conhecimento da população, dos profissionais e também dos gestores como forma de se melhorar o desempenho da promoção da saúde dos municípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kerla Fabiana Dias Cabral, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Administração pela Faculdade Ubaense Ozanam Coelho (2009). Especialização em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (2015). É membro do grupo de pesquisa em Administração Pública e Gestão Social- APGS/UFV. Tem experiência na área gestão pública com ênfase na alocação de recursos na saúde pública. Possui experiência como tutora nos cursos de pós-graduação Latu senso em Gestão Pública Municipal também da UFV. Atualmente é professora na União de Ensino Superior de Viçosa (UNIVIÇOSA), atuando nos cursos de Administração (ADM) e Tecnólogo em Processos Gerenciais (TPG) lecionando também no programa de Pós graduação latu senso da mesma instituição de ensino. É integrante do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de ADM e TPG.

Rodrigo Siqueira Batista, UFV

Doutor em Ciências. Professor Associado ao Departamento de Medicina. Universidade Federal de Viçosa. Avenida Peter Henry Rolfs, s/n - Campus Universitário, Viçosa - MG, 36570-900. Brasil.

Marco Aurélio Marques Ferreira, UFV

Doutor em Economia. Professor Associado Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Administração e Contabilidade. Programa de Pós Graduação em Administração. Avenida Peter Henry Rolfs, s/n - Campus Universitário, Viçosa - MG, 36570-900. Brasil.

Fábio Ribeiro Cerqueira, UFV

Doutor emInformática Biomédica. Professor Adjunto ao Departamento de Informática. Universidade Federal de Viçosa. Avenida Peter Henry Rolfs, s/n - Campus Universitário, Viçosa - MG, 36570-900. Brasil

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Cabral, K. F. D., Batista, R. S., Ferreira, M. A. M., & Cerqueira, F. R. (2016). Análise da Eficiência na Atenção Primária à Saúde sob a Ótica dos Profissionais da Área. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 5(2), 71–83. https://doi.org/10.5585/rgss.v5i2.263

Edição

Seção

Artigos