O Desafio de Mapear Variáveis na Gestão de Leitos em Organizações Hospitalares Privadas

Autores

  • Claudia Raffa Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e Centro Universitário São Camilo (SP)
  • Ana Maria Malik Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP)
  • Luis Hernan Contreras Pinochet Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v6i2.298

Palavras-chave:

Gestão de Leitos, Hospitais Privados, Estratégias de Operações e Serviços.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar o mapeamento de variáveis que, na percepção de gestores, são relevantes na gestão dos leitos em organizações hospitalares privadas. Um dos processos críticos que os hospitais têm enfrentado é o gerenciamento de leitos. Portanto, faz-se necessário identificar claramente os processos que interagem na ocupação dos leitos, para posteriormente, serem propostas melhorias. Este trabalho utilizou a revisão sistemática da literatura (Systematic Literature Review – SLR) com base na pesquisa bibliográfica e discussão teórica baseada em casos de hospitais particulares, além do confronto teórico de diversos estudos empíricos que conduziram ao mapeamento de variáveis essenciais para a gestão de leitos em organizações hospitalares privadas. Como resultado, a teoria preconiza que a gestão do leito envolve processos estratégicos e, para sua gestão são necessários conhecimentos que vão além das rotinas administrativas, justificando a necessidade de profissionalização destes serviços, bem como o investimento em infraestrutura e pessoal. Na saúde a solicitação de leitos deve ser considerado um processo estratégico, devendo ser redesenhado, se necessário para garantir o suporte para o alcance das estratégias organizacionais. Considera-se que o gerenciamento visa buscar a utilização dos leitos disponíveis em sua capacidade máxima, com segurança dentro dos critérios estabelecidos, com objetivo de otimizar o tempo de espera para internação e satisfação dos clientes internos e externos do ambiente hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Raffa, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e Centro Universitário São Camilo (SP)

Doutoranda pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP) e Docente do Centro Universitário São Camilo (SP)

Ana Maria Malik, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP)

Professora Titular do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP), Coordenadora do GVSaude da Fundação Getulio Vargas - SP, e Diretora Adjunta do PROAHSA da Fundação Getulio Vargas - SP.

Luis Hernan Contreras Pinochet, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professor Adjunto III do Departamento de Administração da Escola Paulista de Economia, Política e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Raffa, C., Malik, A. M., & Contreras Pinochet, L. H. (2017). O Desafio de Mapear Variáveis na Gestão de Leitos em Organizações Hospitalares Privadas. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 6(2), 124–141. https://doi.org/10.5585/rgss.v6i2.298

Edição

Seção

Artigos