O Desafio de Mapear Variáveis na Gestão de Leitos em Organizações Hospitalares Privadas
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v6i2.298Palavras-chave:
Gestão de Leitos, Hospitais Privados, Estratégias de Operações e Serviços.Resumo
Este trabalho objetiva apresentar o mapeamento de variáveis que, na percepção de gestores, são relevantes na gestão dos leitos em organizações hospitalares privadas. Um dos processos críticos que os hospitais têm enfrentado é o gerenciamento de leitos. Portanto, faz-se necessário identificar claramente os processos que interagem na ocupação dos leitos, para posteriormente, serem propostas melhorias. Este trabalho utilizou a revisão sistemática da literatura (Systematic Literature Review – SLR) com base na pesquisa bibliográfica e discussão teórica baseada em casos de hospitais particulares, além do confronto teórico de diversos estudos empíricos que conduziram ao mapeamento de variáveis essenciais para a gestão de leitos em organizações hospitalares privadas. Como resultado, a teoria preconiza que a gestão do leito envolve processos estratégicos e, para sua gestão são necessários conhecimentos que vão além das rotinas administrativas, justificando a necessidade de profissionalização destes serviços, bem como o investimento em infraestrutura e pessoal. Na saúde a solicitação de leitos deve ser considerado um processo estratégico, devendo ser redesenhado, se necessário para garantir o suporte para o alcance das estratégias organizacionais. Considera-se que o gerenciamento visa buscar a utilização dos leitos disponíveis em sua capacidade máxima, com segurança dentro dos critérios estabelecidos, com objetivo de otimizar o tempo de espera para internação e satisfação dos clientes internos e externos do ambiente hospitalar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
- Resumo 1187
- PDF 993