A Importância da Relação e Comunicação Médico-Doente na Satisfação do Utente em Portugal. Uma Revisão Sistemática

Autores

  • Américo José Furtado Varela

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v6i2.313

Palavras-chave:

Comunicação, Satisfação do Utente, Questionário EUROPEP.

Resumo

Objetivo: Neste trabalho, pretende-se estudar a importância que o indicador-chave EUROPEP (European Task Force Evaluation of General Practice) “Relação e comunicação” e as suas determinantes têm na satisfação do utente com o seu médico de família em Portugal. Metodologia: Foi efetuada uma revisão da literatura, sem meta-análise, para dar resposta ao objetivo enunciado [2009-2016]. A estratégia de pesquisa foi realizada de forma a identificar os estudos a incluir, e compreendeu uma pesquisa eletrónica em cinco bases de dados (o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, o Portal da Saúde, Google Académico, Pubmed e B-ON). Resultados: Dos 1036 artigos resultantes da revisão da literatura, foram analisados apenas 6 que satisfaziam os critérios de inclusão e de exclusão delineados na metodologia deste artigo. A sua análise mostrou resultados consistentes, nos diferentes estudos, em relação à dimensão Relação e Comunicação. Conclusões: Os estudos incluídos permitiram identificar determinantes da comunicação médico-doente que influenciam a satisfação deste, e concluir que os utentes apresentam, um nível mais elevado de satisfação com a Relação e Comunicação, do que nas outras dimensões avaliadas pelo questionário EUROPEP.

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Publicado

2017-10-17

Como Citar

Varela, A. J. F. (2017). A Importância da Relação e Comunicação Médico-Doente na Satisfação do Utente em Portugal. Uma Revisão Sistemática. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 6(2), 142–153. https://doi.org/10.5585/rgss.v6i2.313

Edição

Seção

Artigos