Concordância dos Dados de Mortalidade por Doenças de Notificação Compulsória no Sistema de Informação sobre Mortalidade- Sim e Sistema de Informação de Agravos de Notificação-SINAN, Brasil 2007 a 2015.

Autores

  • Ana Freitas Ribeiro UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v6i2.345

Palavras-chave:

Sistemas de Informação em Sáude, Óbitos, Notificação de Doenças.

Resumo

A avaliação das condições de saúde de uma população a partir dos sistemas de informação é uma importante ferramenta para apoiar os gestores na tomada de decisão. O Ministério da Saúde do Brasil conta com sistemas de informação universais com acesso aberto disponível no site do Departamento de Informática do SUS-DATASUS. Estudo descritivo foi realizado para analisar a concordância de óbitos do SIM e SINAN de 2007 a 2015, utilizando os dados disponíveis no DATASUS. Os resultados mostraram para dengue e doença meningocócica, baixa captação pelo SIM, quando comparado ao SINAN. Leptospirose apresentou número semelhante de óbitos nos dois sistemas, tétano e leishmaniose visceral, para alguns anos o SIM apresentou maior captação do que o SINAN. O estudo mostra a necessidade de fortalecer e melhorar a qualidade das informações disponíveis nos sistemas de informação em saúde, ferramenta importante para a gestão dos sistemas de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Freitas Ribeiro, UNINOVE

Mestrado Profissional em Gestão em Sistemas de Saúde da UNINOVE (MPA-GSS)

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Ribeiro, A. F. (2017). Concordância dos Dados de Mortalidade por Doenças de Notificação Compulsória no Sistema de Informação sobre Mortalidade- Sim e Sistema de Informação de Agravos de Notificação-SINAN, Brasil 2007 a 2015. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 6(2), 173–183. https://doi.org/10.5585/rgss.v6i2.345

Edição

Seção

Artigos