Lista de Verificação para Cirurgia Segura: Barreiras para sua Implementação em Um Serviço de Oftalmologia
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v6i3.337Palavras-chave:
Lista de Verificação, Cirurgia Segura, Pesquisa Ação Participante, Ferramentas da Qualidade.Resumo
A Organização Mundial da Saúde tem proposto metas internacionais de segurança do paciente com o objetivo de evitar danos ao consumidor e, portanto, reduzir as consequências negativas de uma assistência à saúde com qualidade insegura. A assistência cirúrgica é um dos componentes essenciais da assistência à saúde, cuja falha de segurança em seus processos pode levar a danos consideráveis e evitáveis ao consumidor. Considerando o contexto descrito, o objetivo desse estudo é identificar a proporção de itens não conformes em um checklist de cirurgia segura, em um determinado centro cirúrgico oftalmológico. Do ponto de vista da forma de abordagem do problema, este estudo se caracteriza como quali-quantitativo, ou de métodos mistos. Quanto aos fins, caracteriza-se como intervencionista e; quanto aos meios, utiliza da pesquisa-ação. Este estudo integrou o método de pesquisa ação participante às ferramentas da qualidade para identificar barreiras para implementação de uma lista de verificação de itens para uma cirurgia segura. Os resultados demonstraram que a proporção de itens não conformes caiu de 27,9% para 0,86 %. Isto representa uma melhoria de 308% em relação às não conformidades após a implementação das soluções identificadas na pesquisa. Isto alude à importância da pesquisa ação nas decisões sobre melhorias de processos administrativos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html