Lista de Verificação para Cirurgia Segura: Barreiras para sua Implementação em Um Serviço de Oftalmologia

Autores

  • Antonio Sergio Silva Universidade de São Paulo
  • Willerson Lucas Campos-Silva Universidade de São Paulo
  • Maria Aparecida Gouvêa Universidade de São Paulo
  • Everton Luiz Torres Prevent Senior

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v6i3.337

Palavras-chave:

Lista de Verificação, Cirurgia Segura, Pesquisa Ação Participante, Ferramentas da Qualidade.

Resumo

A Organização Mundial da Saúde tem proposto metas internacionais de segurança do paciente com o objetivo de evitar danos ao consumidor e, portanto, reduzir as consequências negativas de uma assistência à saúde com qualidade insegura. A assistência cirúrgica é um dos componentes essenciais da assistência à saúde, cuja falha de segurança em seus processos pode levar a danos consideráveis e evitáveis ao consumidor. Considerando o contexto descrito, o objetivo desse estudo é identificar a proporção de itens não conformes em um checklist de cirurgia segura, em um determinado centro cirúrgico oftalmológico. Do ponto de vista da forma de abordagem do problema, este estudo se caracteriza como quali-quantitativo, ou de métodos mistos. Quanto aos fins, caracteriza-se como intervencionista e; quanto aos meios, utiliza da pesquisa-ação. Este estudo integrou o método de pesquisa ação participante às ferramentas da qualidade para identificar barreiras para implementação de uma lista de verificação de itens para uma cirurgia segura. Os resultados demonstraram que a proporção de itens não conformes caiu de 27,9% para 0,86 %. Isto representa uma melhoria de 308% em relação às não conformidades após a implementação das soluções identificadas na pesquisa. Isto alude à importância da pesquisa ação nas decisões sobre melhorias de processos administrativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Sergio Silva, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1993) e mestrado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2014). Atualmente faz parte do Programa de Doutorado em Administração na FEA/USP, na área de concentração em Métodos Quantitativos e de Informática.

Willerson Lucas Campos-Silva, Universidade de São Paulo

Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (POLI/USP). Possui graduação em Administração (2012) e mestrado em Administração (2015) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Maria Aparecida Gouvêa, Universidade de São Paulo

Possui formação em nível de Graduação em Estatística (IME/USP - 1976) e em Letras (FFLCH/USP - 1981), de Mestrado em Estatística (IME/USP - 1982), de Doutorado em Administração (FEA/USP - 1991), de Livre-Docência em Administração (FEA/USP - 2002) e de Aperfeiçoamento na Metodologia do Estudo de Caso na Harvard University (2003). Atualmente exerce as funções de Professora Titular no Departamento de Administração da FEA/USP e Pesquisadora Bolsista de Produtividade (1D/CNPq).

Everton Luiz Torres, Prevent Senior

Possui graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Nove de Julho(2014). Atualmente é Analista de Qualidade da Prevent Senior.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Silva, A. S., Campos-Silva, W. L., Gouvêa, M. A., & Torres, E. L. (2017). Lista de Verificação para Cirurgia Segura: Barreiras para sua Implementação em Um Serviço de Oftalmologia. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 6(3), 245–252. https://doi.org/10.5585/rgss.v6i3.337