A Interdisciplinaridade na Gestão da Saúde e Educação: A Sensibilização dos Professores da Primeira Infância para o Daltonismo

Autores

  • Katia Maria Thomazetti Csorgo Henriques Uninove
  • Ligia de Carvalho Abões Vercelli Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13677

Palavras-chave:

Daltonismo. Educação infantil. Inclusão. Sensibilização.

Resumo

Esta pesquisa-intervenção parte dos seguintes questionamentos: “O que o professor de educação infantil entende por daltonismo?”, “Os docentes reconhecem a necessidade de formação continuada para a contextualização e reflexão das práticas pedagógicas inclusivas, a fim de atenderem crianças daltônicas?”, “É possível planejar um trabalho de rastreio e inclusão dessas crianças na educação infantil?”. O objetivo neste estudo foi sensibilizar os professores para que possam entender as dificuldades enfrentadas pela criança daltônica. O universo da pesquisa foi composto por um Centro de Educação Infantil (CEI), que atende crianças de zero a três anos e 11 meses, e uma Escola de Educação Infantil (Emei), que recebe crianças de quatro a cinco anos e 11 meses, ambas localizadas no município de São Paulo. Os sujeitos foram 22 professoras, 2 coordenadoras pedagógicas, 2 diretoras, 2 agentes de apoio e 2 auxiliares técnicos de educação (ATE). A metodologia utilizada foi a de cunho qualitativo, do tipo intervenção pautada na pesquisa-ação, e os instrumentos de coleta de dados foram: observação da vivência durante o uso dos brinquedos, depoimento escrito e entrevista. A pesquisa se fundamentou nos seguintes autores: Mantoan, Santos, Farina e Oliveira. Os resultados indicam que os profissionais de educação infantil participantes da pesquisa não têm clareza sobre o que é daltonismo, como se constitui geneticamente, quais dificuldades uma criança daltônica enfrenta dentro dos espaços escolares e como planejar um trabalho pedagógico inclusivo diante da presença de uma criança daltônica em sala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Maria Thomazetti Csorgo Henriques, Uninove

Mestranda do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (Progepe/Uninove). Graduada em Pedagogia e Artes Visuais. Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Educacional, Estética e História da Arte e Arte Educação. Professora de Educação Infantil Rede Municipal de São Paulo.

Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Uninove

Doutora e mestre em educação. Graduada em Psicologia e em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia. Formação em Psicanálise. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (Progepe/Uninove). Editora da Revista Cadernos de Pós-graduação da mesma universidade.

Downloads

Publicado

2019-04-17

Como Citar

Henriques, K. M. T. C., & Abões Vercelli, L. de C. (2019). A Interdisciplinaridade na Gestão da Saúde e Educação: A Sensibilização dos Professores da Primeira Infância para o Daltonismo. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 8(1), 36–53. https://doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13677

Edição

Seção

Artigos