Gastos com Saúde e sua Relação com o Porte Populacional dos Municípios: Um Estudo em Pernambuco

Autores

  • José Eudes de Lorena Sobrinho Universidade de Pernambuco Centro Universitário Tabosa de Almeida
  • Mariana de Fátima Aleves Arruda Universidade de Pernambuco
  • Lauriluci Farias Lopes de Albuquerque Universidade de Pernambuco
  • Ulisses Ramos Montarroyos Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13678

Palavras-chave:

Densidade demográfica. Recursos financeiros em saúde. Sistemas de informações em saúde. Política de saúde.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a aplicação dos recursos públicos na saúde e qual a sua relação com o porte populacional dos municípios do Estado de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, analítica e retrospectiva, com a utilização de dados secundários referentes à série histórica de 2012 a 2017. Os dados foram coletados no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde e na ferramenta Cidades@ do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A análise estatística foi realizada utilizando o Programa Stata. Ao se verificarem as médias de gastos, observou-se que os anos de 2012 e 2016 foram os períodos que apresentaram os mais expressivos descumprimentos do percentual mínimo obrigatório de 15%. No que se refere à série histórica da média de aplicação dos recursos financeiros, verificou-se que em 2016 houve declínio de aplicação em todos os municípios. Constatou-se que os municípios de pequeno porte das mesorregiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão apresentaram as maiores médias percentuais, o que demonstra a dependência entre estes e os demais entes federados, portanto faz-se necessário o aprimoramento da gestão dos recursos financeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Eudes de Lorena Sobrinho, Universidade de Pernambuco Centro Universitário Tabosa de Almeida

Graduação em Odontologia. Especialista em Educação na Saúde. Mestre em Saúde Coletiva. Doutor em Saúde Pública. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE). Professor Assistente do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA)

Mariana de Fátima Aleves Arruda, Universidade de Pernambuco

Graduada em Saúde Coletiva pela Universidade de Pernambuco

Lauriluci Farias Lopes de Albuquerque, Universidade de Pernambuco

Graduada em Terapia Ocupacional. Especialista em Terapia Ocupacional Hospitalar. Assessora de planejamento e gestão da Superintendência do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco.

Ulisses Ramos Montarroyos, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e Doutorado em Medicina Tropical na UFPE.

Downloads

Publicado

2019-04-17

Como Citar

Lorena Sobrinho, J. E. de, Arruda, M. de F. A., Albuquerque, L. F. L. de, & Montarroyos, U. R. (2019). Gastos com Saúde e sua Relação com o Porte Populacional dos Municípios: Um Estudo em Pernambuco. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 8(1), 54–64. https://doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13678

Edição

Seção

Artigos