A logística na internacionalização dos portos marítimos

Pedro Picaluga Nevado, José Miguel Soares

Resumo


Como é que um porto marítimo pode ser crescentemente competitivo? Este artigo, conceptual, parte da logística para aproximar os portos dos seus potenciais clientes especialmente as empresas exportadoras nacionais e as empresas multinacionais. Acompanhar as movimentações estratégicas dos potenciais clientes é o principal impulsionador da internacionalização dos portos. Com base nesta proposta enquadrada pela globalização e pela confluência entre a logística e as estratégias corporate internacionais concluímos com cinco proposições mais detalhadas para a competitividade dos portos.

 


Palavras-chave


Estratégia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i2.1642

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2009 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.