Uma Revisão Sistemática sobre os Fatores que Propiciam um Ambiente Fecundo a Inovação

Juliano Aparecido Khun, Moriel Savagnago

Resumo


Objetivo do estudo: Buscou-se com este artigo uma revisão sistemática da literatura a fim de identificar os principais fatores que propiciam um ambiente fértil ao surgimento e desenvolvimento de inovações.


Metodologia/abordagem: O método utilizado foi da Revisão Sistemática da Literatura, com busca nas bases da área de negócios da EBSCO e na Scopus, com análises da presença de palavras chaves nos títulos e resumos.


Originalidade/Relevância: Propor uma agenda de pesquisa sobre o ambiente propício ao desenvolvimento de inovações.


Principais resultados: Os resultados apontaram que existem fatores que são gerenciáveis pelas empresas e outros não gerenciáveis ou de pouca gerência. Também evidenciaram, pelo número de estudos sobre os respectivos fatores, que os mais relevantes são ‘cultural organizacional’, ‘gestão e liderança’ e ‘estrutura organizacional’. Por fim, resultaram na proposta de agenda de pesquisa apresentada no próximo item.


Contribuições teóricas/metodológicas: Propõem-se a seguinte agenda de pesquisa: (i) quanto a pressão dos consumidores podem ser um fator que colabora para a formação de um ambiente propício a inovação; (ii) o intraempreendedorismo como fonte de inovação; (iii) o quanto a dependência para grandes clientes pode impactar negativamente o ambiente propício a inovação; (iv) o grau e as formas com que o pessimismo e o otimisto atuaram como preditores da criatividade e por consequência, da geração de inovações.

 

 


Palavras-chave


Inovação; Ambiente inovador; Fatores influenciadores; Revisão sistemática da literatura

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i2.2659

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.