Fatores Condicionantes da Implementação de Estratégias Competitivas e Cooperativas: O Caso das Indústrias de Joias de Guaporé-RS

Ana Claudia Machado Padilha, Cristina Gallon, Paloma de Mattos

Resumo


O estudo tem como objetivo identificar e analisar os fatores condicionantes do desenvolvimento de estratégias competitivas e cooperativas nas indústrias de joias de Guaporé-RS. Os procedimentos metodológicos empregados no estudo são explicados pela pesquisa do tipo qualitativa e exploratória, sendo os dados coletados através de questionário e as empresas produtoras de joias escolhidas aleatoriamente. Os dados foram analisados através da transcrição das respostas dos questionários e organizados em quadros para uma melhor compreensão. Os resultados indicam que as empresas utilizam estratégias competitivas e cooperativas que são delineadas pensando em produzir produtos com preços baixos, diferenciados, especialmente por estarem num ambiente pressionado por produtos importados que disputam a preferência dos consumidores.

 

DOI:10.5585/riae.v11i2.1826


Palavras-chave


Estratégias; Competição; Cooperação; Joias.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i2.1726

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.