Redes de reciclagem de óleo de cozinha usado na macrometrópole de São Paulo

Aldo Struffaldi, Mauro Silva Ruiz, Cláudia Terezinha Kniess, Andreza Portella Ribeiro

Resumo


Objetivo: analisar se a disposição espacial e o relacionamento entre as empresas coletoras e beneficiadoras de óleo de cozinha usado na Macrometrópole de São Paulo (MSP) permite caracterizá-las como clusters ou arranjos produtivos locais (APLs).

Metodologia: a pesquisa é de natureza qualitativa com abordagem exploratória baseada em estudo de casos múltiplos envolvendo três empresas de um universo atual de quinze associadas à Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Óleo Comestível (ECÓLEO), que congrega as mais importantes empresas atuantes nesse segmento na MSP. Baseou-se em pesquisa bibliográfica, levantamento documental e entrevistas seguidas de triangulação das informações.

Originalidade/Relevância: a análise das empresas sob a ótica de cluster ou arranjo produtivo, permitiu verificar como elas estão organizadas espacialmente na MSP, bem como o relacionamento entre elas, visando sugerir apoio governamental para a otimização de suas atividades e a ampliação da geração de renda.

Resultados: a pesquisa mostrou que os elementos de economia de aglomeração identificados não se revelaram suficientes para dizer que o segmento se apresenta como cluster ou arranjo produtivo local. As empresas estudadas têm poucas interações entre elas formando redes isoladas de cooperação, compostas por pequenos fornecedores de óleo usado que gravitam em seus redores.

Contribuições Teóricas: como contribuições do estudo destaca-se a identificação das redes de cooperação existentes no segmento de reciclagem de óleo de cozinha usado e de como os seus atores se organizam e atuam na MSP. Destaca-se também a ampliação da literatura nacional sobre essa temática que é emergente em nível mundial.

Palavras-chave: Resíduo de óleo de cozinha. Clusters. Aglomerações. Arranjos produtivos locais – APLs. Redes de cooperação


Palavras-chave


Cooking oil residue; Clusters; Agglomerations; Local productive arrangements - LPAs; Cooperation networks

Texto completo:

PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.5585/riae.v18i2.15163

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.