A produção internacional em RBV: características gerais e tratativa dos recursos na pesquisa em organizações de menor porte

Ricardo Lebbos Favoreto, Saulo Fabiano Amâncio-Vieira

Resumo


Desde a década de 80, a Resource-based View (RBV) tem-se destacado como uma das principais correntes da estratégia. O volume e a complexidade da produção intelectual em RBV colocam àquele que se propõe transitar pela teoria o desafio de compreender suas características gerais. Sendo a teoria formatada preponderantemente a partir da análise da grande organização, acresce-se o desafio de entender a tratativa conferida aos recursos na pesquisa em organizações de menor porte. Perscrutando os acervos de alguns dos mais impactantes periódicos internacionais, a pesquisa relatada neste artigo tem por objetivo apresentar indicativos qualificadores e afigurações temáticas da produção em RBV. As análises apoiam-se em dados estatísticos e explorações textuais referentes ao conjunto considerado. Os resultados apontam para a larga prevalência de estudos quantitativos e, como objeto de pesquisa, de grandes organizações. A pesquisa em organizações de menor porte é, na sequência, analisada, e dela são extraídas as diretrizes norteadoras e as tratativas conferidas aos recursos. O artigo contribui, dessa forma, para o deslindamento da configuração da teoria, propondo, concomitantemente, sugestões para sua extensão.

 

DOI:10.5585/riae.v13i2.2115


Palavras-chave


Resource-based View (RBV); Produção Intelectual; Mapeamento Bibliográfico; Recursos; Organizações de Menor Porte

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i2.2115

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.