A análise de discurso na pesquisa acadêmica em estratégia

Tania Maria de Oliveira Almeida Gouveia, Eduardo André Teixeira Ayrosa, Isabel Balloussier Cerchiaro, David Macedo Gradvohl

Resumo


Este artigo busca analisar as características epistemológicas e metodológicas da análise de discurso na pesquisa acadêmica no campo da estratégia, oferecendo um olhar introdutório sobre o tema. Especificamente, procura levantar reflexão crítica sobre a estratégia de investigação para problemas que possam ser discursivamente analisados; bem como sobre o planejamento e condução de entrevistas que produzam dados apropriados a esse tipo de análise. As conclusões indicam que a aplicação da análise de discurso é frequentemente difícil, mas, principalmente se os objetivos do trabalho envolvem por um lado a razão crítica, e por outro o interesse em explorar aspectos que circundam decisões estratégicas de forma interpretativa, seus resultados podem trazer compreensão significativa sobre questões culturais e significados compartilhados por executivos e pesquisadores.

 


Palavras-chave


Análise de Discurso; Estratégia; Metodologia de Pesquisa; Epistemologia.

Texto completo:

pdf


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i3.2329

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.