20 anos do Encontro de Estudos em Estratégia - 3Es:

uma reflexão sobre o período recente e futuro da área de estratégia no Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/2023.25738

Keywords:

Estratégia, Conferências, ANPAD

Abstract

No editorial desta Edição Especial, celebramos um marco significativo na academia, os 20 anos de existência do Encontro de Estudos em Estratégia da ANPAD - 3Es. As duas décadas de história representam uma oportunidade para refletirmos sobre o papel transformador do evento para a área de administração, sobretudo em estratégia. A partir de uma discussão sobre a importância dos eventos científicos para a comunidade acadêmica, apresentamos os depoimentos do atual e do futuro Coordenador da Divisão de Estratégia da ESO/ANPAD, os Professores: Dr. Fernando Antonio Ribeiro Serra e Dr. Christian Daniel Falaster. Eles discorreram sobre as mudanças ocorridas no cenário recente dos eventos acadêmicos e na pesquisa científica, assim como sobre os desafios para a área de estratégia. Isto fornece importantes indicativos sobre o papel deste evento para o desenvolvimento da comunidade de pesquisa em estratégia no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - PPGA / Uninove, 2016 (Bolsista CAPES). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná - PPGADM / UFPR, 2012 (Bolsista CAPES). Especialista em Gestão Estratégica pela UNIOESTE, 2008. Especialista em Ciências Sociais Aplicadas à Análise Regional pela UNIOESTE, 2006. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, 2004. Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e da linha de Estratégia e Competitividade do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PPGAdm). Coeditor a Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE). Editor chefe da Revista Competitividade e Sustentabilidade - ComSus. Líder do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade - GPEC/CNPq. Líder do tema Estratégia Comportamental / Divisão ESO da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD (2019-2020). Líder do Tema 1 Estratégia comportamental: psicologia, sociologia, política e tomada de decisão em organizações / Divisão ESO da ANPAD (2020-2021). Líder do Tema 9 Estratégia Comportamental / Divisão ESO da ANPAD (2021-Atual). Líder da linha de pesquisa em Estratégia e Competitividade do PPGAdm/Unioeste (2019-Atual). É membro pesquisador do grupo de pesquisa em Estratégia Comportamental (Uninove) e Administração e Política Pública (UFGD). Atualmente é Coordenador do Curso de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Pesquisa principalmente nas áreas de estratégia comportamental, competitividade e tomada de decisão estratégica, com ênfase em métodos quantitativos e análise de dados numéricos. 

Heidy Rodriguez Ramos, Universidade Nove de Julho - Uninove / São Paulo (SP)

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP (2011). Realizou Estágio Doutoral na Universidade Técnica de Lisboa (UTL) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) (2010/2011). Cursou o Mestrado no Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP), na linha de Sociedade, Economia e Estado (2006). Bacharel em Administração pela FEA/USP (2003). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq PQ-2 , com projeto aprovado na Chamada CNPq N 04/2021. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPG-CIS) e no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Atualmente atua como docente nas seguintes disciplinas: Seminário de Projetos de Dissertação, Seminário de Tese e Metodologia de Pesquisa Qualitativa. Editora Chefe da Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE (QUALIS A3), Membro do Conselho Editorial da Revista de Administração de Empresas RAE (QUALIS A2) e do Journal of Urban Technology and Sustainability. É membro da Comissão Organizadora e Científica do SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão, Projeto, Inovação e Sustentabilidade, desde 2017. Líder do tema Sustentabilidade no SINGEP. Líder do tema "Formulação estratégica em ambientes empreendedores" da divisão acadêmica Estratégia em Organizações (ESO) do ENANPAD no triênio 2022-2024. Coordenadora do tema Gestão Socioambiental no EMPRAD. Atua como assessora ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É membro dos Grupos de Pesquisas do CNPq em Empreendedorismo e Pequenas Organizações (PPGA/UNINOVE) e Tecnologias Sustentáveis para o Ambiente Urbano (PPG-CIS/UNINOVE). Pesquisa nas áreas de Empreendedorismo Sustentável, Economia Circular, Energias renováveis e uso eficiente de recursos naturais no âmbito das Cidades Inteligentes e Sustentáveis.

References

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração [Anpad]. (2023). Eventos. Recuperado de: https://anpad.org.br/quem-somos/

Hansen, T. T., & Pedersen, D. B. (2018). The impact of academic events: A literature review, Research Evaluation, 27(4), 358-366. https://doi.org/10.1093/reseval/rvy025

Hauss, K. (2021). What are the social and scientific benefits of participating at academic conferences? Insights from a survey among doctoral students and postdocs in Germany, Research Evaluation, 30(1), 1-12. https://doi.org/10.1093/reseval/rvaa018

Kochetkov, D., Birukou, A., & Ermolayeva, A. (2022). The importance of conference proceedings in research evaluation: a methodology for assessing conference impact. In: Vishnevskiy, V.M., Samouylov, K.E., Kozyrev, D.V. (eds). Communications in Computer and Information Science, vol 1552. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-97110-6_28

Kuh, G. D. (1996). Guiding Principles for Creating Seamless Learning Environments for Undergraduates. Journal of College Student Development, 37(2), 135-148.

Kuh, G. D., Kinzie, J. L., Buckley, J. A., Bridges, B. K., & Hayek, J. C. (2006). What matters to student success: A review of the literature (Vol. 8). Washington, DC: National Postsecondary Education Cooperative.

Tachibana, M., Pavani, R., & Bariani, I. C. (2004). Participação em eventos científicos e formação do universitário. PSICO, 35(1), 89-96.

Zhao, C. M., & Kuh, G. D. (2004). Adding value: Learning communities and student engagement. Research in Higher Education 45, 115–138. https://doi.org/10.1023/B:RIHE.0000015692.88534.de

Published

21.12.2023

How to Cite

Ribeiro, I., & Ramos, H. R. (2023). 20 anos do Encontro de Estudos em Estratégia - 3Es: : uma reflexão sobre o período recente e futuro da área de estratégia no Brasil. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 22(2), e25738. https://doi.org/10.5585/2023.25738