20 anos do Encontro de Estudos em Estratégia - 3Es:
uma reflexão sobre o período recente e futuro da área de estratégia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/2023.25738Keywords:
Estratégia, Conferências, ANPADAbstract
No editorial desta Edição Especial, celebramos um marco significativo na academia, os 20 anos de existência do Encontro de Estudos em Estratégia da ANPAD - 3Es. As duas décadas de história representam uma oportunidade para refletirmos sobre o papel transformador do evento para a área de administração, sobretudo em estratégia. A partir de uma discussão sobre a importância dos eventos científicos para a comunidade acadêmica, apresentamos os depoimentos do atual e do futuro Coordenador da Divisão de Estratégia da ESO/ANPAD, os Professores: Dr. Fernando Antonio Ribeiro Serra e Dr. Christian Daniel Falaster. Eles discorreram sobre as mudanças ocorridas no cenário recente dos eventos acadêmicos e na pesquisa científica, assim como sobre os desafios para a área de estratégia. Isto fornece importantes indicativos sobre o papel deste evento para o desenvolvimento da comunidade de pesquisa em estratégia no Brasil.
Downloads
References
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração [Anpad]. (2023). Eventos. Recuperado de: https://anpad.org.br/quem-somos/
Hansen, T. T., & Pedersen, D. B. (2018). The impact of academic events: A literature review, Research Evaluation, 27(4), 358-366. https://doi.org/10.1093/reseval/rvy025
Hauss, K. (2021). What are the social and scientific benefits of participating at academic conferences? Insights from a survey among doctoral students and postdocs in Germany, Research Evaluation, 30(1), 1-12. https://doi.org/10.1093/reseval/rvaa018
Kochetkov, D., Birukou, A., & Ermolayeva, A. (2022). The importance of conference proceedings in research evaluation: a methodology for assessing conference impact. In: Vishnevskiy, V.M., Samouylov, K.E., Kozyrev, D.V. (eds). Communications in Computer and Information Science, vol 1552. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-97110-6_28
Kuh, G. D. (1996). Guiding Principles for Creating Seamless Learning Environments for Undergraduates. Journal of College Student Development, 37(2), 135-148.
Kuh, G. D., Kinzie, J. L., Buckley, J. A., Bridges, B. K., & Hayek, J. C. (2006). What matters to student success: A review of the literature (Vol. 8). Washington, DC: National Postsecondary Education Cooperative.
Tachibana, M., Pavani, R., & Bariani, I. C. (2004). Participação em eventos científicos e formação do universitário. PSICO, 35(1), 89-96.
Zhao, C. M., & Kuh, G. D. (2004). Adding value: Learning communities and student engagement. Research in Higher Education 45, 115–138. https://doi.org/10.1023/B:RIHE.0000015692.88534.de
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ivano Ribeiro; Heidy Rodriguez Ramos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Abstract 138
- pdf (Português (Brasil)) 95