O impacto social das teses, dissertações e artigos acadêmicos: alinhando a pesquisa acadêmica às necessidades da sociedade
DOI:
https://doi.org/10.5585/2024.27741Keywords:
impacto social, sociedade, pesquisa acadêmicaAbstract
O impacto social de teses, dissertações e artigos acadêmicos tem recebido crescente atenção tanto na comunidade científica quanto na sociedade em geral. Este conceito abrange os benefícios tangíveis que a pesquisa pode trazer para a indústria, políticas públicas e a sociedade, além dos avanços no conhecimento acadêmico (Davison & Bjørn-Andersen, 2019; Fecher & Hebing, 2021). A relevância de uma pesquisa acadêmica deve ser medida não apenas por sua contribuição teórica, mas também por sua capacidade de promover mudanças práticas e melhorias na vida das pessoas.
O impacto social engloba as contribuições benéficas para a economia, sociedade, cultura, políticas públicas, serviços de saúde, meio ambiente e qualidade de vida, além das contribuições acadêmicas (Davison & Bjørn-Andersen, 2019; Fecher & Hebing, 2021). Esse impacto pode ser categorizado em formas acadêmicas, práticas, sociais, políticas e educacionais (Wickert et al., 2020).
Analisar o impacto social das pesquisas acadêmicas envolve identificar e quantificar como os resultados são utilizados por stakeholders não acadêmicos, incluindo formuladores de políticas, profissionais da indústria e a comunidade em geral. Isso abrange tanto impactos comuns, resultantes de interações cotidianas na criação e aplicação do conhecimento, quanto impactos extraordinários, que incluem descobertas e soluções transformadoras para desafios sociais (Sivertsen & Meijer, 2020).
Este comentário editorial busca explorar o impacto social de teses, dissertações e artigos dentro da linha de pesquisa de estratégia. A relevância deste tema reside em evidenciar como as pesquisas podem transcender o âmbito acadêmico, contribuindo de maneira prática e significativa para o desenvolvimento sustentável, inovação organizacional e bem-estar social (Davison & Bjørn-Andersen, 2019; Fecher & Hebing, 2021; Wickert et al., 2020). Além disso, são indicadas recomendações para os autores sobre como maximizar o impacto de suas pesquisas e reforçar a relevância dessas contribuições nos periódicos científicos.
Downloads
References
Davison, R. M., & Bjørn-Andersen, N. (2019). Do we care about the Societal Impact of our research? Information Systems Journal, 29(5), 989-993. https://doi.org/10.1111/isj.12259
Dwivedi, Y. K., Jeyaraj, A., Hughes, L., Davies, G. H., Ahuja, M., Albashrawi, M. A., Al-Busaidi, A. S., Al-Sharhan, S., Al-Sulaiti, K. I., Altinay, L., Amalaya, S., Archak, S., Ballestar, M. T., Bhagwat, S. A., Bharadwaj, A., Bhushan, A., Bose, I., Budhwar, P., Bunker, D., Walton, P. (2024). "Real impact": Challenges and opportunities in bridging the gap between research and practice – Making a difference in industry, policy, and society. International Journal of Information Management, 78, 102750. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2023.102750
Fecher, B., & Hebing, M. (2021). How do researchers approach societal impact? PLOS ONE, 16(7), e0254006. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0254006
Hill, S. (2016). Assessing (for) impact: future assessment of the societal impact of research. Palgrave Communications, 2, 16073. https://doi.org/10.1057/palcomms.2016.73
Sivertsen, G., & Meijer, I. (2020). Normal versus extraordinary societal impact: how to understand, evaluate, and improve research activities in their relations to society? Research Evaluation, 29(1), 66–70. https://doi.org/10.1093/reseval/rvz032
Wickert, C., Post, C., Doh, J. P., Prescott, J. E., & Prencipe, A. (2020). Management Research that Makes a Difference: Broadening the Meaning of Impact. Journal of Management Studies, 58(2), 297-320. https://doi.org/10.1111/joms.12549
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Fernando Antonio Ribeiro Serra, Daniela Cíntia de Carvalho Leite Menezes, Heidy Rodriguez Ramos, Ivano Ribeiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.