Percepção dos pais sobre hábitos de sono de seus filhos – estudo piloto
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i4.2428Palavras-chave:
Criança, Distúrbios do sono, Insônia.Resumo
Introdução: O sono normal varia ao longo do desenvolvimento humano, sendo uma função biológica fundamental na qualidade de vida do homem. Quando ocorrem distúrbios do sono, esses são, muitas vezes, subdiagnosticados, podendo ser identificados por meio de questionários específicos, que são ferramentas de avaliação autoaplicável, as quais podem identificar sintomas dessa anomalia e possuem baixo custo. Objetivo: Avaliar a percepção dos pais ou responsáveis quanto à existência de eventuais sintomas de distúrbios do sono em seus filhos. Métodos: Foi aplicado o questionário do sono em 65 pais ou responsáveis de crianças com idade entre 2 e 16 anos, atendidas na Clínica de Odontopediatria da Uninove. Resultados: Do total da amostra, 35% apresentaram alguma doença respiratória e dentre os distúrbios do sono encontrados, verificou-se alta incidência de insônia. Conclusão: Constatou-se que a maioria dos pais ou responsáveis, aparentemente, desconhece o que são distúrbios do sono.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.