Exergames e sua utilização no currículo escolar: uma revisão sistemática

Autores

  • Cesar Augusto Otero Vaghetti Universidade Federal de Pelotas
  • Elaine Tonini Ferreira Universidade Federal de Pelotas
  • Adriana Schüler Cavalli Universidade Federal de Pelotas
  • Renato Sobral Monteiro-Junior Universidade Estadual de Montes Claros
  • Fabricio Boscolo Del Vecchio Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n2.7189

Palavras-chave:

Criança, Mídia, Escola, Tecnologia.

Resumo

Introdução: Exergames podem ser uma iniciativa para reduzir o estilo de vida sedentário de crianças e adolescentes em idade escolar. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática sobre a utilização de exergames no ambiente escolar. Método: Estruturado segundo as diretrizes do PRISMA, sendo as buscas realizadas nas bases: Science Direct, Pubmed, Scielo, EBSCO host, Health Games Research, IEEE e Eric. Considerou-se como critérios de inclusão artigos que fizeram uso de consoles de exergames domésticos e escore mínimo de 7 pontos na escala PEDro. Resultados: A maior parte dos artigos investigou os efeitos dos exergames sobre prática de atividade física, capacidades físicas e variáveis antropométricas. Percentual elevado investigou a motivação relacionada ao uso de exergames no currículo escolar, e uma menor quantidade analisou os efeitos da prática no equilíbrio. Conclusões: Exergames proporcionam efeitos positivos para aumentar os níveis de atividade física e modificar variáveis antropométricas, proporcionando maior motivação. Porém, em relação ao equilíbrio, existe a necessidade de novos estudos para esclarecimentos adicionais.

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Biografia do Autor

Cesar Augusto Otero Vaghetti, Universidade Federal de Pelotas

Doutor, Professor Adjunto

Elaine Tonini Ferreira, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em Educação Física Bolsista Proext

Adriana Schüler Cavalli, Universidade Federal de Pelotas

Doutora, Professora Adjunto

Renato Sobral Monteiro-Junior, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor Doutor

Fabricio Boscolo Del Vecchio, Universidade Federal de Pelotas

Doutor, Professor Adjunto

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Publicado

04.10.2017

Como Citar

1.
Vaghetti CAO, Ferreira ET, Cavalli AS, Monteiro-Junior RS, Del Vecchio FB. Exergames e sua utilização no currículo escolar: uma revisão sistemática. Cons. Saúde [Internet]. 4º de outubro de 2017 [citado 4º de julho de 2024];16(2):293-301. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/7189

Edição

Seção

Revisões de literatura