História do Ensino Jurídico Brasileiro: O Seminário de Olinda Como Precursor dos Cursos Jurídicos no Brasil Império
DOI:
https://doi.org/10.5585/rtj.v2i1.64Resumo
Azeredo Coutinho (1742-1821), através do seu Seminário de Olinda, colégio-seminário criado no início do século XIX, e que constituiu um arrojado plano educacional e político para a época, representou um avanço educacional que contribuiu enormemente para a criação do primeiro Curso Jurídico brasileiro, fundado em Olinda, em 1827. O presente trabalho tem por escopo analisar como Igreja, Estado e Educação estiveram imbricados na configuração do espaço jurídico brasileiro e na consolidação do Estado Nacional. Esse estudo buscou uma compreensão histórica real desse importante período da educação no Brasil, de como o Seminário de Olinda seria o precursor dos Cursos Jurídicos no Brasil, que consolidaria a estruturação da nação no início do século XIX.Downloads
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Publicado
2013-07-25
Como Citar
SANTOS, Daniella Miranda; SANTOS CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt. História do Ensino Jurídico Brasileiro: O Seminário de Olinda Como Precursor dos Cursos Jurídicos no Brasil Império. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 258–287, 2013. DOI: 10.5585/rtj.v2i1.64. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9768. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos