História do Ensino Jurídico Brasileiro: O Seminário de Olinda Como Precursor dos Cursos Jurídicos no Brasil Império

Autores

  • Daniella Miranda Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB)
  • Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB)

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v2i1.64

Resumo

Azeredo Coutinho (1742-1821), através do seu Seminário de Olinda, colégio-seminário criado no início do século XIX, e que constituiu um arrojado plano educacional e político para a época, representou um avanço educacional que contribuiu enormemente para a criação do primeiro Curso Jurídico brasileiro, fundado em Olinda, em 1827. O presente trabalho tem por escopo analisar como Igreja, Estado e Educação estiveram imbricados na configuração do espaço jurídico brasileiro e na consolidação do Estado Nacional. Esse estudo buscou uma compreensão histórica real desse importante período da educação no Brasil, de como o Seminário de Olinda seria o precursor dos Cursos Jurídicos no Brasil, que consolidaria a estruturação da nação no início do século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella Miranda Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB)

Advogada. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB), com ênfase em Direito Constitucional e História do Direito, na Linha de Pesquisa: Memória, Cultura e Educação. Desenvolve pesquisas sobre religião, memória, história, Teoria Geral do Estado e constituição. Possui Bacharelado em Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(2009), Especialização lato sensu em Direito Constitucional com Formação para o Magistério Superior pela Universidade Anhanguera-Uniderp(2011) e Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(2012), com ênfase em História do Direito e História da Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Fundamentos em Memória, Religião, Imagem e Educação, vinculado ao Museu Pedagógico da UESB.

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB)

Pós-Doutora em Educação pela UNICAMP. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Fundamentos em Memória, Religião, Imagem e Educação, vinculado ao Museu Pedagógico/UESB.

Downloads

Publicado

2013-07-25

Como Citar

SANTOS, Daniella Miranda; SANTOS CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt. História do Ensino Jurídico Brasileiro: O Seminário de Olinda Como Precursor dos Cursos Jurídicos no Brasil Império. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 258–287, 2013. DOI: 10.5585/rtj.v2i1.64. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9768. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos