O Brasil no Comércio Internacional de Armas não Letais: Negócio Lucrativo Vs. Princípios Democráticos

Authors

  • Tiago Leonardo Lucero IMED

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v3i1.106

Keywords:

Armas não letais. Desobediência civil. Comércio internacional

Abstract

A exportação de armas é uma questão tradicionalmente delicada no âmbito das relações internacionais, haja vista sua estreita relação com afrontas aos Direitos Humanos e interesses econômicos. Apesar das armas não letais terem revolucionado o conceito tradicional, vez que seu uso se mostra menos violento, a repressão ainda delas decorrente atinge outras liberdades inerentes à personalidade humana, em especial a liberdade de expressão. O que tornou-se ainda mais evidente em face dos recentes movimentos sociais que floresceram nos diversos continentes, calcados em princípios democráticos. Destarte, o escopo deste trabalho é analisar a relação entre os deveres dos Estados de proteção dos Direitos Humanos e os interesses econômicos no cenário da incursão do Brasil no mercado de armas não letais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Tiago Leonardo Lucero, IMED

Advogado do grupo Zanotelli & Lacchini, aluno do curso de Pós Graduação em Direito Processual Civil, da Faculdade de Direito da IMED.

Published

2014-08-20

How to Cite

LUCERO, Tiago Leonardo. O Brasil no Comércio Internacional de Armas não Letais: Negócio Lucrativo Vs. Princípios Democráticos. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 150–165, 2014. DOI: 10.5585/rtj.v3i1.106. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9180. Acesso em: 22 dec. 2024.