Determinação das principais características de avaliação de aeroportos hub utilizando o método AHP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.16066

Palavras-chave:

Aeroporto hub, Operações aeroportuárias, Multicritério, AHP.

Resumo

A escolha de um aeroporto hub por uma empresa aérea garante uma série de benefícios relacionados à movimentação de passageiros, o que implica em um estudo detalhado quanto a demanda, localização geográfica e infraestrutura aeroportuária disponível para acomodar esse novo modelo de operação de voos. Neste sentido, este artigo tem como objetivo realizar um estudo quanto às principais características para que um aeroporto se estabeleça como um hub, firmando a importância que um componente tem sobre outro, como fator de instalação do sistema, na visão de especialistas. A metodologia da pesquisa está baseada na utilização do Analytical Hierarchy Process (AHP) para determinar a relevância dos componentes para escolha de um aeroporto hub. O resultado do trabalho caracteriza os principais indicadores e determina os critérios mais relevantes para a avaliação do potencial de um dado aeroporto para abrigar operações de hub.

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Biografia do Autor

Ingrid Rebouças de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharela em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2017). Engenheira Civil pela UFERSA (2019). Mestranda em Engenharia de Produção do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, na área de gestão da manutenção. Tem interesse pelas áreas de Manutenção de Pavimentos, Infraestrutura Aeroportuária e Pesquisa Operacional (PO).

Luís Henrique Gonçalves Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Pós-graduado com MBA em Gerenciamento de Projetos - Certificação para o PMI pela Universidade Potiguar - UnP (2010). Doutorando em Engenharia Civil na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas. Professor do magistério superior da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atua na área de gerenciamento da construção civil e transportes.

Enilson Medeiros dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1977). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980) e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde coordena o Núcleo de Estudos em Transporte (NETNatal) e professor orientador cadastrado nos Programas de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ e de Engenharia Civil da UFPE. Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Herbert Ricardo Garcia Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Campina Grande (1997). Graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (1998). Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte no departamento de engenharia de produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção, Manutenção Industrial, Planejamento, Projetos e Custos.

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Publicado

13.10.2021

Como Citar

Moura, I. R. de, Costa, L. H. G., Santos, E. M. dos, & Viana, H. R. G. (2021). Determinação das principais características de avaliação de aeroportos hub utilizando o método AHP. Exacta, 19(4), 785–804. https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.16066

Edição

Seção

Artigos