Determinação das principais características de avaliação de aeroportos hub utilizando o método AHP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.16066

Palavras-chave:

Aeroporto hub, Operações aeroportuárias, Multicritério, AHP.

Resumo

A escolha de um aeroporto hub por uma empresa aérea garante uma série de benefícios relacionados à movimentação de passageiros, o que implica em um estudo detalhado quanto a demanda, localização geográfica e infraestrutura aeroportuária disponível para acomodar esse novo modelo de operação de voos. Neste sentido, este artigo tem como objetivo realizar um estudo quanto às principais características para que um aeroporto se estabeleça como um hub, firmando a importância que um componente tem sobre outro, como fator de instalação do sistema, na visão de especialistas. A metodologia da pesquisa está baseada na utilização do Analytical Hierarchy Process (AHP) para determinar a relevância dos componentes para escolha de um aeroporto hub. O resultado do trabalho caracteriza os principais indicadores e determina os critérios mais relevantes para a avaliação do potencial de um dado aeroporto para abrigar operações de hub.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Rebouças de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharela em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2017). Engenheira Civil pela UFERSA (2019). Mestranda em Engenharia de Produção do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, na área de gestão da manutenção. Tem interesse pelas áreas de Manutenção de Pavimentos, Infraestrutura Aeroportuária e Pesquisa Operacional (PO).

Luís Henrique Gonçalves Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Pós-graduado com MBA em Gerenciamento de Projetos - Certificação para o PMI pela Universidade Potiguar - UnP (2010). Doutorando em Engenharia Civil na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas. Professor do magistério superior da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atua na área de gerenciamento da construção civil e transportes.

Enilson Medeiros dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1977). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980) e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde coordena o Núcleo de Estudos em Transporte (NETNatal) e professor orientador cadastrado nos Programas de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ e de Engenharia Civil da UFPE. Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Herbert Ricardo Garcia Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Campina Grande (1997). Graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (1998). Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte no departamento de engenharia de produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção, Manutenção Industrial, Planejamento, Projetos e Custos.

Referências

Addepalli, S., Pagalday, G., Salonitis K., & Roy, R. (2018). Socio-economic and demographic factors that contribute to the growth of the civil aviation industry. Procedia Manufacturing. Bremen, 2-9.

Almeida, C. R. de (2011). Low Cost Airlines, Airports and Tourism. The Case of Faro Airport. Ersa 2011, Barcelona, 1-17.

Almeida, C. R. de, & Costa, C. (2014). A operação das companhias aéreas nos aeroportos hub & spoke e nas bases operacionais. Pasos, Portugal, 765-775.

Ashford, N. J., Stanton, H. P. M., Moore C. A., Coutu P., & Beasleyet J. R. (2015). Operações aeroportuárias: As melhores práticas (3a ed.). Porto Alegre: Bookman.

Bandeira, M., & Correia, A. (2006). Determinação dos critérios para avaliar o nível de serviço de um aeroporto. Anais do Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA, São José dos Campos, SP, Brasil, 12.

Bongo, M. F., & Ocampo, L. A. (2017). A hybrid fuzzy MCDM approach for mitigating airport congestion: A case in Ninoy Aquino International Airport. Journal of Air Transport Management, 63, 1-16. http://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2017.05.004

Borenstein, S. (1989). Hubs and high fares: dominance and market power in the U.S. airline industry. RAND Journal of Economics, 20(3), 344-365.

Button, K. (2002). Debunking some common myths about airport hubs. Journal of Air Transport Management, 8, 177–188.

Button, K., Lall S., Stough R., & Trice M. (1999). High-technology employment and hub airports. Journal of Air Transport Management, 5(1), 53-59.

Campos, P., Silva J., Pereira A., & Moreira C. (2010). Logística Aeroportuária: Análises Setoriais e o Modelo de Cidades-Aeroportos (2a ed.). São Paulo: Cengage Learning.

Costa, L. H. G., & Santos E. (2016). Análise do desempenho operacional dos aeroportos brasileiros na visão dos passageiros. Anais do Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 30.

Danesi, A., & Lupi, M. (2005). Il sistema di trasporto aéreo nazionale ita¬liano: sviluppo della domanda passeggeri ed evoluzion estrutturale della rete. Trasporti & Territorion, 1, 5-17.

Daniel, J. I. (1995). Congestion Pricing and Capacity of Large Hub Airports: A Bottleneck Model with Stochastic Queues. Econometrica, 63(2), 327-370.

Diniz, R. R. (2013). Dimensionamento de ampliação do aeroporto de Marabá com base em estudo de previsão de demanda aeroportuária. Journal of Transport Literature, 7(1),147-162. http://doi.org/10.1590/s2238-10312013000100009

Franek, J., & Kresta, A. (2014). Judgment scales and consistency measure in AHP. Procedia Economics and Finance, 12, 164-173. http://doi.org/10.1016/s2212-5671(14)00332-3

Gillen, D., Jacquillat, A., & Odoni A. R. (2016). Airport demand management: The operations research and economics perspectives and potential synergies. Transportation Research Part A, 94, 495–513.

Goepel, K.D. (2018). Implementation of an Online Software Tool for the Analytic Hierarchy Process (AHP-OS). International Journal of the Analytic Hierarchy Process, 10 (3), 469-487. https://doi.org/10.13033/ijahp.v10i3.590

Graham, A. (2014). Managing Airports: An International Perspective (4a ed.). London: Routledge.

Kidokoro, Y., & Zhang A. (2018). Airport congestion pricing and cost recovery with side business. Transportation Research Part A: Policy and Practice, 114, 222-236. https://doi.org/10.1016/j.tra.2017.12.003

Lambert, J. M. (1991). The Extended Analytic Hierarchy Decision Method. Mathematical and Computer Modelling, 15(11), 141-151.

Lelles, L. (2001). Mercado do Transporte Aéreo Brasileiro: o Papel do Sistema Hub and spoke. Monografia de Especialização, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Liang, M., Delahaye, D., & Maréchal, P. (2017). Integrated sequencing and merging aircraft to parallel runways with automated conflict resolution and advanced avionics capabilities. Transportation Research Part C: Emerging Technologies, 85, 268-291. http://doi.org/10.1016/j.trc.2017.09.012

Lin, M. H. (2006). Hub-Airport Competition: Connecting time differentiation and concession consumption. Australian Economic Papers, 45(4), 299-317. http://doi.org/10.1111/j.1467-8454.2006.00295.x

Meson-mancha, S., Lange, T., Koelle, R., & Carro, I. G. (2019). Assessing the Impact of the Runway System Configuration on Airport Capacity. 2019 Integrated Communications, Navigation And Surveillance Conference (icns), [s.l.], p.1-9, abr. 2019. IEEE. http://dx.doi.org/10.1109/icnsurv.2019.8735166

Mohri, S., Karimi, H., Kordani, A. A., & Nasrollahi, M. (2018). Airline hub-and-spoke network design based on airport capacity envelope curve: A practical view. Computers & Industrial Engineering, 125, 375-393. http://doi.org/10.1016/j.cie.2018.09.010

Moreira, B. H. N. (2006). Transporte Aéreo: A Inserção da Região Nordeste Brasileira nas Artérias da Globalização. Dissertação de Mestrado, Universidade Salvador (Unifacs), Salvador, BA, Brasil.

Nosal, K., & Solecka K. (2014). Application of AHP method for multi-criteria evaluation of variants of the integration of urban public transport. Transportation Research Procedia, 3, 269-278. http://doi.org/10.1016/j.trpro.2014.10.006

Pishdar, M., Ghasemzadeh, F., & Antuchevičienė, J. (2019). A Mixed Interval Type-2 Fuzzy Best-worst Macbeth Approach to Choose Hub Airport in Developing Countries: Case of Iranian Passenger Airports. Transport, 34 (6), p.639-651. http://doi.org/10.3846/transport.2019.11723

Redondi, R., Malighetti P., & Paleari, S. (2011). Hub competition and travel times in the world-wide airport network. Transport Geography, 19(6), 1260-1271. https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2010.11.010

Saaty, R. W. (1987). The Analytic Hierarchy Process-What it is and How it is used. Mathematical Modelling, 9(5), 161-176. https://doi.org/10.1016/0270-0255(87)90473-8

Senguttuvan, P. S. (2006). Economics of the Airport Capacity System in the Growing Demand of Air Traffic – A Global View. Transport research annual forum, New York, 1–29.

Song, W., & Ma, Y. (2006). Hub-and-Spoke System in Air Transportation and Its Implications to Regional Economic Development: A Case Study of United States. Chinese Geographical Science, 16(3), 211-216. http://doi.org/10.1007/s11769-006-0211-2

Ssamula, B. (2010). Exploring Multi-criteria Decision Analysis Method as a Tool to Choose Regional Airport Hubs Within Africa. International Journal of Sustainable Development And Planning, 5(2), 83-97.

Torkestani, S. S., Seyedhosseini, S. M., Makui, A., & Shahanaghi, K. (2018). The reliable design of a hierarchical multi-modes transportation hub location problems (HMMTHLP) under dynamic network disruption (DND). Computers & Industrial Engineering, 122, 39-86. http://doi.org/10.1016/j.cie.2018.05.027

Yang, T., & Chiu, T. (2015). Airline hub-and-spoke system design under stochastic demand and hub congestion. Journal of Industrial And Production Engineering, 33(2), 69-76. http://dx.doi.org/10.1080/21681015.2015.1107860

Zhang, A., & Czerny, A. (2012). Airports and airlines economics and policy: An interpretive review of recent research. Economics of Transportation, 1(2), 15–34. https://doi.org/10.1016/j.ecotra.2012.08.001

Downloads

Publicado

13.10.2021

Como Citar

Moura, I. R. de, Costa, L. H. G., Santos, E. M. dos, & Viana, H. R. G. (2021). Determinação das principais características de avaliação de aeroportos hub utilizando o método AHP. Exacta, 19(4), 785–804. https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.16066

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)