Modelos de maturidade em gerenciamento de projetos: uma análise comparativa

Autores

  • Rafael Rodrigues da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Enilson Medeiros dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n3.6484

Palavras-chave:

Análise crítica de modelos, Gerenciamento de projetos, Modelos de maturidade.

Resumo

A maturidade em gerenciamento de projetos tornou-se um fator crítico para organizações que desenvolvem projetos e querem destacar-se no mercado em que atuam. Para tanto, a literatura apresenta vários modelos de avaliação da maturidade organizacional em gerenciamento de projetos, os quais fornecem caminhos para que a institucionalização da gestão de projetos seja alcançada da melhor maneira possível. Assim, neste artigo, buscou-se realizar uma análise comparativa de quatro modelos de maturidade em gerenciamento de projetos. Como aporte metodológico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória, sendo feita uma revisão crítica de outros estudos comparativos, de corte conceitual ou empírico, de forma a elaborar uma matriz de análise a partir dos resultados de um estudo teórico das estruturas de tais modelos. As conclusões do trabalho apontam que os modelos Prado-MMGP e PMMM apresentam-se como os mais adequados dentre os analisados, ressaltando-se a necessidade de promover mais estudos que abordem tal problemática e busquem aprimorar a matriz de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Administração (2009), mestre em Engenharia de Produção (2011) com ênfase em maturidade organizacional em gestão de projetos e doutorando em Administração, todas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua no Instituto Federal do Rio Grande do Norte como professor efetivo e pesquisador.

Enilson Medeiros dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1977), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde coordena o Núcleo de Estudos em Transporte (NETNatal). É membro da RESET - Rede de Estudos de Engenharia e Socioeconômicos em Transporte, grupo multiinstitucional de pesquisa e consultoria. Dirigiu a Editora Universitária (2003/2007) e a Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN (2009/2011). É professor orientador cadastrado nos Programas de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ, de Engenharia Civil da UFPE e de Engenharia de Produção da UFRN. Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico desde 2002, sua experiência na pesquisa em Transportes vincula-se principalmente aos seguintes temas: regulamentação de transporte público; planejamento, gerenciamento e operação de transporte urbano; política e economia de transportes; e financiamento de infraestruturas e operações de transportes.

Downloads

Publicado

30.09.2016

Como Citar

Silva, R. R. da, & Santos, E. M. dos. (2016). Modelos de maturidade em gerenciamento de projetos: uma análise comparativa. Exacta, 14(3), 467–476. https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n3.6484

Edição

Seção

Artigos