Negócio baseado em projetos: o caso do instituto internacional de física
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.17163Palavras-chave:
Planejamento estratégico, Negócio baseado em projetos, Gestão de projetos.Resumo
Este trabalho objetiva apresentar o processo de elaboração de planejamento estratégico do Instituto Internacional de Física (IIF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um aspecto inovador foi que o planejamento estratégico construído foi todo baseado no conceito de Negócio Baseado em Projetos (NBP), proposto por Veras (2017). O estudo desenvolveu-se sob uma perspectiva qualitativa com uso da observação participante. Verificou-se que a utilização do conceito de NBP possibilitou formular os projetos a partir do desdobramento dos objetivos estratégicos, com critérios de priorização e seleção, além de ter promovido o engajamento de todas as partes envolvidas na elaboração do planejamento. Este estudo contribui com a teoria à medida que desenvolve o conceito de NBP, o qual é pouco abordado na literatura nacional, e mostra a adoção prática de algumas ferramentas de gestão.
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