Negócio baseado em projetos: o caso do instituto internacional de física

Jéssica Vivianne da Cunha Silva de Brito, Waldelino Duarte Ribeiro, Rafael Rodrigues da Silva, Josué Vitor de Medeiros Júnior, Manoel Veras de Sousa Neto

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar o processo de elaboração de planejamento estratégico do Instituto Internacional de Física (IIF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um aspecto inovador foi que o planejamento estratégico construído foi todo baseado no conceito de Negócio Baseado em Projetos (NBP), proposto por Veras (2017). O estudo desenvolveu-se sob uma perspectiva qualitativa com uso da observação participante. Verificou-se que a utilização do conceito de NBP possibilitou formular os projetos a partir do desdobramento dos objetivos estratégicos, com critérios de priorização e seleção, além de ter promovido o engajamento de todas as partes envolvidas na elaboração do planejamento. Este estudo contribui com a teoria à medida que desenvolve o conceito de NBP, o qual é pouco abordado na literatura nacional, e mostra a adoção prática de algumas ferramentas de gestão.


Palavras-chave


Planejamento estratégico; Negócio baseado em projetos; Gestão de projetos.

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DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.17163

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