Aplicação da Teoria de Resposta ao Item (TRI) na identificação de indicadores quantitativos discriminantes para a prática de benchmarking empresarial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.16849

Palavras-chave:

Discriminação, Indicadores para benchmarking, Teoria de resposta ao item, Indicadores de desempenho financeiro.

Resumo

O benchmarking como ferramenta gerencial se baseia em práticas e métricas. Entretanto, há variáveis latentes que não podem ser medidas diretamente. A Teoria de Resposta ao Item (TRI), técnica estatística muito explorada na área da saúde, é pouco explorada na área de gestão. Este trabalho busca aplicar a TRI para identificar um conjunto de indicadores que sejam discriminativos e possíveis de serem para a prática do benchmarking empresarial. Após analisar 31 indicadores de 203 empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, foi possível identificar 21 indicadores discriminantes distribuídos em 5 fatores. Concluiu-se que a TRI é uma técnica capaz de identificar indicadores discriminativos com baixo valor do Root Mean Square Error of Aproximation (RMSEA) e que traz novas interpretações de métricas já existentes - no caso específico métricas econômicas e financeiras - além de facilitar a compreensão de traços latentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Charles Pinheiro Baltazar, Instituto Federal de Alagoas

Professor lotado na Coordenação de Logística do Instituto Federal de Alagoas

Marcos Ronaldo Albertin, Universidade Federal do Ceará

Prof. Associado e Chefe do Departamento de Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará

Heráclito Lopes Jaguaribe Pontes, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará

Referências

Albertin, M. R., Baltazar, M. C. P., Pontes, H. L. J., & Barroso, K. M. (2016). Benchmarking de práticas de excelência através da teoria da resposta ao item. Revista de Administração, Contabilidade e Economia Da Fundace, 7(2). https://doi.org/10.13059/racef.v7i2.120

Albertin, M. R., Kohl, H., & Elias, S. J. B. (2015). Manual do Benchmarking. Fortaleza: Imprensa Universitária.

Alexandre, J. W. C., Andrade, D. F. de, Vasconcelos, A. P. de, & Araujo, A. M. S. de. (2002). Uma proposta de análise de um construto para medição dos fatores críticos da gestão pela qualidade por intermédio da Teoria da Resposta ao Item. Gestão & Produção. scielo.

Andrich, D. (1978). A rating formulation for ordered response categories. Psychometrika, 43(7), 561–573.

Baker, F. B. (2001). The Basics of Item Response Theory. Second Edition. (C. Boston & L. Rudner, Eds.) (Second Edi). ERIC Clearinghouse on Assessmente and Evaluation.

Bock, R. . (1997). A brief history of item theory response. Educational Measurement: Issues and Practice, 16(4), 21–23.

Bock, R. D., & Aitkin, M. (1981). Marginal maximum likelihood estimation of item parameters: Application of an EM algorithm. Psychometrika, 46(4), 443–459. https://doi.org/10.1007/BF02293801

Camp, R. C. (2002). Benchmarking: identificando, analisando e adaptando as melhores práticas de administração que levam à maximização de performance empresarial: o caminho da qualidade total. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Chalmers, R. P. (2012). mirt : A Multidimensional Item Response Theory Package for the R Environment. Journal of Statistical Software, 48(6). https://doi.org/10.18637/jss.v048.i06

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2014). Multivariate Data Analysis: Pearson New International Edition. (Pearson Education Limited, Ed.) (7th ed.). Atlas.

Hambleton, R. K., Swaminathan, H., Cook, L. L., Eignor, D. R., & Gifford, J. A. (1978). Developments in Latent Trait Theory: Models, Technical Issues, and Applications. Review of Educational Research, 48(4), 467–510. https://doi.org/10.3102/00346543048004467

Kessler, R. C., Andrews, G., Colpe, L. J., Hiripi, E., Mroczek, D. K., Normand, S.-L. T., … Zaslavsky, A. M. (2002). Short screening scales to monitor population prevalences and trends in non-specific psychological distress. Psychological Medicine, 32(6), 959–976. https://doi.org/10.1017/S0033291702006074

Kolen, M. J. (1981). Comparison of Traditional and Item Response Theory Methods for Equating Tests. Journal of Educational Measurement, 18(1), 1–11. https://doi.org/10.1111/j.1745-3984.1981.tb00838.x

Linn, R. L., Levine, M. V, Hastings, C. N., & Wardrop, J. L. (1981). Item Bias in a Test of Reading Comprehension. Applied Psychological Measurement, 5(2), 159–173. https://doi.org/10.1177/014662168100500202

Matzembacher, D. E., Carmo Stangherlin, I. do, Slongo, L. A., & Cataldi, R. (2018). An integration of traceability elements and their impact in consumer’s trust. Food Control, 92(May), 420–429. https://doi.org/10.1016/j.foodcont.2018.05.014

McLeod, L. D., Swygert, K. A., & Thissen, D. (2001). Factor analysis for items scored in two categories. In Test scoring. (pp. 189–216). Mahwah, NJ, US: Lawrence Erlbaum Associates Publishers.

Miller, D., & Friesen, P. H. (1984). Organizations: A Quantum View. Prentice Hall.

Movimento Brasil Competitivo. (n.d.). Retrieved November 20, 2014, from http://www.mbc.org.br/mpe/arquivos/download/Questionario_MPE_2014.pdf

Nicolosi, M., Grassi, S., & Stanghellini, E. (2014). Item response models to measure corporate social responsibility. Applied Financial Economics, 24(22), 1449–1464. https://doi.org/10.1080/09603107.2014.925070

Paas, L. J., & Sijtsma, K. (2008). Nonparametric item response theory for investigating dimensionality of marketing scales: A SERVQUAL application. Marketing Letters, 19(2), 157–170. https://doi.org/10.1007/s11002-007-9031-0

Pacheco, J., de Andrade, D., & Bornia, A. (2015). Benchmarking by Item Response Theory (BIRTH): A benchmarking method using IRT to build competitiveness scales for Brazilian technology higher education. Benchmarking: An International Journal, 22(5), 945–962. Retrieved from http://search.proquest.com/docview/1709768373/

Pasquali, L. (2003). Psicometria - Teoria dos Testes na Psicologia e na Educação. Petrópolis: Editora Vozes.

Patel, P. C., & Wolfe, M. T. (2019). Money might not make you happy, but can happiness make you money? The value of leveraging subjective well-being to enhance financial well-being in self-employment. Journal of Business Venturing Insights, 12(June), e00134. https://doi.org/10.1016/j.jbvi.2019.e00134

Prêmio Nacional de Inovação. (n.d.). Retrieved February 4, 2019, from http://www.premiodeinovacao.com.br

Rasch, G. (1960). Probabilistic Models for Some Intelligence and Attainment Tests. Copenhagem: The Danish Institute of Educational Research.

Reeves, T. C., & Ford, E. W. (2004). Strategic Management and Performance Differences. Health Care Management Review, 29(4), 298–308. https://doi.org/10.1097/00004010-200410000-00006

Revelle, W. (2018). psych: Procedures for Psychological, Psychometric, and Personality Research. Evanston: Northwestern University. Retrieved from https://cran.r-project.org/package=psych

Rusch, T., Lowry, P. B., Mair, P., & Treiblmaier, H. (2017). Breaking free from the limitations of classical test theory: Developing and measuring information systems scales using item response theory. Information and Management, 54(2), 189–203. https://doi.org/10.1016/j.im.2016.06.005

Samejima, F. (1969). Estimation of latent ability using a response pattern of graded scores. Psychometrika, 1(17), 1–100.

Streiner, D. L., & Norman, G. R. (2008). Health Measurement Scales: A practical guide to their development and use. Health Measurement Scales: A Practical Guide to their Development and Use. Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199231881.001.0001

Trierweiller, A. C., Peixe, B. C. S., Tezza, R., Bornia, A. C., de Andrade, D. F., & Campos, L. M. de S. (2012). Environmental management performance for Brazilian industrials: measuring with the item response theory. Work (Reading, Mass.), 41 Suppl 1, 2179–2186. https://doi.org/10.3233/WOR-2012-1023-2179

Trierweiller, A. C., Severo Peixe, B. C., Tezza, R., Bornia, A. C., & Campos, L. M. S. (2013). Measuring environmental management disclosure in industries in Brazil with Item Response Theory. Journal of Cleaner Production, 47, 298–305. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.10.025

Trollip, S. R., & Anderson, R. I. (1982). An adaptive private pilot certification exam. Aviation Space and Environmental Medicine, 53(10), 992–995. Retrieved from https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-0020442661&partnerID=40&md5=8b83fd42919a4a4467bbb0e4810c03e3

Vargas, V. do C. C. de, Selig, P. M., Andrade, D. F. de, & Ribeiro, J. L. D. (2008). Avaliação dos intangíveis: uma aplicação em capital humano. Gestão & Produção, 15(3), 619–634. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2008000300015

Wang, L., & Finn, A. (2013). Dual-faceted multidimensional IRT models with hierarchical structure. Australasian Marketing Journal, 21(2), 111–118. https://doi.org/10.1016/j.ausmj.2013.02.002

Wang, L., & Finn, A. (2014). A psychometric theory that measures up to marketing reality: An adapted Many Faceted IRT model. Australasian Marketing Journal, 22(2), 93–102. https://doi.org/10.1016/j.ausmj.2013.11.001

Wilson, M. (2004). Constructing measures: An item response modeling approach. Constructing Measures: An Item Response Modeling Approach. Routledge. https://doi.org/10.4324/9781410611697

Yen, W. M. (1980). The Extent, Causes and Importance of Context Effects on Item Parameters for two Latent Trait Models. Journal of Educational Measurement, 17(4), 297–311. https://doi.org/10.1111/j.1745-3984.1980.tb00833.x

Downloads

Publicado

13.10.2021

Como Citar

Baltazar, M. C. P., Albertin, M. R., & Pontes, H. L. J. (2021). Aplicação da Teoria de Resposta ao Item (TRI) na identificação de indicadores quantitativos discriminantes para a prática de benchmarking empresarial. Exacta, 19(4), 864–889. https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.16849

Edição

Seção

Artigos