Avaliação do comportamento das curvas de aprendizado de soldadores:

produtividade média versus produtividade ideal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.19995

Palavras-chave:

Curvas de Aprendizagem, Produtividade da Soldagem. Tubulações Industriais.

Resumo

Neste artigo busca-se avaliar o desempenho dos modelos de curva potencial e exponencial de aprendizagem de um grupo de soldadores, na soldagem de tubulações de aço carbono com o processo TIG. No estudo utilizou-se dois tipos de indicadores: produtividade média e produtividade ideal. A amostra agrupou os dados de produtividade, em faixas de diâmetros, de acordo com os graus de dificuldade estabelecidos pelo código ASME Seção IX. Realizou-se o ajuste dos dados aos modelos potencial e exponencial com o auxílio da ferramenta “Solver” do software Excel. Os resultados revelaram que o modelo exponencial é o que melhor representa o aprendizado. Os dados da produtividade média geraram ajustes de melhor qualidade em comparação com a produtividade ideal.

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Biografia do Autor

Miguel Luiz Ribeiro Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1998) com estágio em Cranfield University Reino Unido. Foi professor titular da Universidade Federal Fluminense, atuando no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica, programa de pós-graduação em engenharia civil e Mestrado Profissional em Montagem Industrial. Foi Coordenador Geral dos Cursos do PROMINP da Escola de Engenharia da UFF e Coordenador do Mestrado Profissional em Montagem Industrial. Ocupou o cargo de Coordenador dos Cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Federal Fluminense, que é um órgão vinculado a Pró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação e vários cargos da administração da UFF. Desenvolveu e coordenou vários programas de treinamento e capacitação para operários, técnicos e engenheiros na área de fabricação de equipamentos e montagem industrial. Atuou por muitos anos como engenheiro na indústria de fabricação de equipamentos e montagem de instalações industriais. Desenvolveu e coordenou projetos de pesquisa na área de fabricação de equipamentos e montagem industrial. Atualmente, aposentado, atua como professor e pesquisador no Mestrado Profissional em Montagem Industrial vinculado a Escola de Engenharia da UFF, desenvolvendo projetos de pesquisa com foco em produtividade na indústria de construção e montagem de instalações industriais. Da mesma forma, atua como engenheiro prestando atividades de consultoria a empresas que atuam nos ramos de fabricação de equipamentos e montagem industrial.

Bruno Sobral Macedo, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação  em engenheira de produção (2011), pós graduado  em engenharia de construção naval (2015) e mestre em montagem industrial (Em andamento) com experiência de 12 anos na industria naval atuando como Engenheiro de campo na construção de módulos de plataforma, Engenheiro Orçamentista elaborando orçamentos para serviços de construção, montagem e na  manutenção onshore e offshore de estruturas e Engenheiro de Planejamento performando atividades como preparação de EAP, controle de cronogramas de construção de embarcações, histogramas para controle de mão de obra.

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Publicado

22.09.2023

Como Citar

Ferreira, M. L. R., & Macedo, B. S. (2023). Avaliação do comportamento das curvas de aprendizado de soldadores: : produtividade média versus produtividade ideal. Exacta, 21(3), 750–770. https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.19995

Edição

Seção

Artigos