EDUCAÇÃO 4.0 E SEUS BENEFÍCIOS PARA O ENSINO NA ERA DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.21340

Palavras-chave:

Educação 4.0, Tecnologias da Indústria 4.0, Revisão sistemática de literatura, Realidade Aumentada

Resumo

As tecnologias da Indústria 4.0 estão sendo utilizadas por toda a sociedade e, no ensino, não pode ser diferente, especialmente na era da Educação 4.0. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi analisar qual tecnologia da Indústria 4.0 é mais utilizada na Educação 4.0, quais seus benefícios e em que nível ela é usada. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática de literatura a partir do ano de 2011. Foram selecionados 51 artigos para uma análise quantitativa e 23 deles foram lidos para responder às perguntas da pesquisa. Constatou-se que o maior uso é de Realidade Aumentada (AR), sendo o ensino superior o nível em que está mais presente. Ela colabora para aumentar a imersão e o engajamento dos estudantes, desenvolver soft skills, entre outros benefícios. Espera-se que este trabalho contribua para o desenvolvimento da Educação 4.0 em todas as etapas de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Baldo Moraes, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Estudante de graduação em Engenharia de Produção

Liane Mählmann Kipper, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Profa. Liane Mählmann Kipper, Dra.Bolsista Produtividade CNPqPrograma de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais – PPGSPIPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - PPGTA
Programa de Pós-Graduação em Psicologia – PPGPSI
Departamento de Ciências, Humanidades e Educação
Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
Fone 0xx51 37177390 ou 7391
e-mail: liane@unisc.brORCID: http://orcid.org/0000-0002-4147-892X ResearcherID: F-8937-2013 Scopus Author ID: 12143252800

Ana Clara Hackenhaar Kellermann, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Estudante de graduação de Engenharia de Controle e Automação

Pedro Leivas, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Estudante de graduação em Engenharia de Produção

Referências

Aliyu, F., & Talib, C. A. (2020). Integration of augmented reality in learning chemistry: A pathway for realization of industrial revolution 4.0 goals. Journal of Critical Reviews, 7(7), 854-859. Doi: https://doi.org/10.31838/jcr.07.07.155

Catal, C., & Tekinerdogan, B. (2019). Aligning Education for the Life Sciences Domain to Support Digitalization and Industry 4.0. Procedia Computer Science, 158, 99-106. Doi: https://doi.org/10.1016/j.procs.2019.09.032

Collins, A., & Halverson, R. (2010). The second educational revolution: Rethinking education in the age of technology. Journal of Computer Assisted Learning, 26(1), 18-27. Doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2729.2009.00339.x

Cugno, M., Castagnoli, R., & Büchi, G. (2021). Openness to Industry 4.0 and performance: The impact of barriers and incentives. Technological Forecasting and Social Change, 168, Article 120756. Doi: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2021.120756

Dalmarco, G., Ramalho, F. R., Barros, A. C., & Soares, A. L. (2019). Providing industry 4.0 technologies: The case of a production technology cluster. Journal of High Technology Management Research, 30(2), Article 100355. Doi: https://doi.org/10.1016/j.hitech.2019.100355

Ellahi, R. M., Ali Khan, M. U., & Shah, A. (2019). Redesigning Curriculum in line with Industry 4.0. Procedia Computer Science, 151, 699-708. Doi: https://doi.org/10.1016/j.procs.2019.04.093

Escaño, C. (2010). Towards an art education 4.0. Arte, Individuo y Sociedad, 22(1), 135-144.

Fisk, P. (2017, January 24). Education 4.0 … the future of learning will be dramatically different, in school and throughout life [Article]. Retrieved from: https://www.peterfisk.com/2017/01/future-education-young-everyone-taught-together/

Gohr, C. F., Santos, L. C., Gonçalves, A. M. C., & Pinto, N. O. (2013). Um método para a revisão sistemática da literatura em pesquisas de engenharia de produção. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 33.

Keele, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering (Vol. 5). Technical report, Ver. 2.3 EBSE Technical Report. EBSE.

Kipper, L. M., Iepsen, S., Dal Forno, A. J., Frozza, R., Furstenau, L., Agnes, J., & Cossul, D. (2021). Scientific mapping to identify competencies required by industry 4.0. Technology in Society, 64, Article 101454. Doi: https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2020.101454

Liberati, A., Altman, D. G., Tetzlaff, J., Mulrow, C., Gøtzsche, P. C., Ioannidis, J. P. A., Clarke, M., Devereaux, P. J., Kleijnen, J., & Moher, D. (2009). The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: Explanation and elaboration. PLoS Medicine, 6(7), Article e1000100. Doi: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000100

Liu, C., Zowghi, D., Kearney, M., & Bano, M. (2021). Inquiry-based mobile learning in secondary school science education: A systematic review. Journal of Computer Assisted Learning, 37(1), 1-23. Doi: https://doi.org/10.1111/jcal.12505

Luo, H., Li, G., Feng, Q., Yang, Y., & Zuo, M. (2021). Virtual reality in K-12 and higher education: A systematic review of the literature from 2000 to 2019. Journal of Computer Assisted Learning, 37(3), 887-901. Doi: https://doi.org/10.1111/jcal.12538

Maier, J. (2017). Made smarter review (2017). Department for Business EIS. The Stationery Office. London.

Majid, N. A. A., & Majid, N. A. (2018b). Augmented reality to promote guided discovery learning for STEM learning. International Journal on Advanced Science, Engineering and Information Technology, 8(4-2), 1494-1500. Doi: https://doi.org/10.18517/ijaseit.8.4-2.6801

McInnes, M. D., Moher, D., Thombs, B. D., McGrath, T. A., Bossuyt, P. M., Clifford, T., ... & Willis, B. H. (2018). Preferred reporting items for a systematic review and meta-analysis of diagnostic test accuracy studies: the PRISMA-DTA statement. JAMA - Journal of the American Medical Association, 319(4), 388-396.

McInnes, M. D. F., Moher, D., Thombs, B. D., McGrath, T. A., Bossuyt, P. M., Clifford, T., Cohen, J. F., Deeks, J. J., Gatsonis, C., Hooft, L., Hunt, H. A., Hyde, C. J., Korevaar, D. A., Leeflang, M. M. G., Macaskill, P., Reitsma, J. B., Rodin, R., Rutjes, A. W. S., Salameh, J. P., Stevens, A., Takwoingi, Y., Tonelli, M., Weeks, L., Whiting, P., Willis, B. H., & Group, P.-D. (2018). Preferred Reporting Items for a Systematic Review and Meta-analysis of Diagnostic Test Accuracy Studies The PRISMA-DTA Statement. JAMA - Journal of the American Medical Association, 319(4), 388-396. Doi: https://doi.org/10.1001/jama.2017.19163

Moher, D., Shamseer, L., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M., ... & Stewart, L. A. (2015). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic reviews, 4(1), 1-9. Doi: https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1

Mourtzis, D. (2018). Development of skills and competences in manufacturing towards education 4.0: A teaching factory approach. Lecture Notes in Mechanical Engineering (Vol. 0, pp. 194-210): Pleiades Publishing. Doi: https://doi.org/10.1007/978-3-319-89563-5_15

Mourtzis, D., Siatras, V., Angelopoulos, J., & Panopoulos, N. (2020). An Augmented Reality Collaborative Product Design Cloud-Based Platform in the Context of Learning Factory. Procedia Manufacturing, 45, 546-551. Doi: https://doi.org/10.1016/j.promfg.2020.04.076

Mourtzis, D., Vasilakopoulos, A., Zervas, E., & Boli, N. (2019). Manufacturing System Design using Simulation in Metal Industry towards Education 4.0. Procedia Manufacturing, 31, 155-161. Doi: https://doi.org/10.1016/j.promfg.2019.03.024

Mourtzis, D., Vlachou, E., Dimitrakopoulos, G., & Zogopoulos, V. (2018). Cyber- Physical Systems and Education 4.0 –The Teaching Factory 4.0 Concept. Procedia Manufacturing, 23, 129-134. Doi: https://doi.org/10.1016/j.promfg.2018.04.005

Parmaxi, A., & Demetriou, A. A. (2020). Augmented reality in language learning: A state-of-the-art review of 2014–2019. Journal of Computer Assisted Learning, 36(6), 861-875. Doi: https://doi.org/10.1111/jcal.12486

Silva, E. C., Viana, H. B., & de Barros Vilela, G. (2020). Active methodologies in a professional technical school. Revista Portuguesa de Educação, 33(1), 158-173. Doi: https://doi.org/10.21814/RPE.18473

Sonntag, D., Albuquerque, G., Magnor, M., & Bodensiek, O. (2019). Hybrid learning environments by data-driven augmented reality. Procedia Manufacturing, 31, 32-37. Doi: https://doi.org/10.1016/j.promfg.2019.03.006

Thames, L., & Schaefer, D. (2016). Software-defined Cloud Manufacturing for Industry 4.0. Procedia CIRP, 52, 12-17. Doi: https://doi.org/10.1016/j.procir.2016.07.041

Zarte, M., & Pechmann, A. (2020). Implementing an Energy Management System in a Learning Factory – A Project-Based Learning Approach. Procedia Manufacturing, 45, 72-77. Doi: https://doi.org/10.1016/j.promfg.2020.04.068

Downloads

Publicado

12.08.2022

Como Citar

Moraes, E. B., Kipper, L. M., Kellermann, A. C. H., & Leivas, P. (2022). EDUCAÇÃO 4.0 E SEUS BENEFÍCIOS PARA O ENSINO NA ERA DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Exacta. https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.21340

Edição

Seção

Artigos