Objeto de aprendizagem para o ensino de algoritmos para solução do problema de caminho mínimo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.22247

Palavras-chave:

objeto de aprendizagem, problema do caminho do mínimo, algoritmos de busca, otimização em rede, JUNG

Resumo

Embora o uso das novas tecnologias seja reconhecido e amplamente explorado na literatura recente como uma importante alternativa para o aprendizado de conceitos teóricos e práticos nas áreas de Engenharia e Informática, há ainda muito espaço para novas ferramentas computacionais, principalmente no que tange a visualização de algoritmos de otimização em redes. Neste trabalho é apresentado um objeto de aprendizagem computacional para auxiliar a compreensão dos alunos sobre o funcionamento de algoritmos para solução do problema de caminho mínimo (PCM), os quais são comumente ensinados em cursos de graduação como Engenharia de Produção, Ciência da Computação e Sistemas de Informação. O objeto proposto possui uma interface gráfica interativa, que emprega recursos da biblioteca JUNG (Java Universal Network/Graph), e permite ao aluno representar e resolver o problema investigado, além de demonstrar como cada um dos algoritmos disponíveis (Dijkstra, A* e Greedy Search) resolve o problema. Experimentos realizados com alunos do curso de Ciência da Computação sinalizaram que o objeto de aprendizagem pode trazer benefícios para a aprendizagem, considerando a necessidade de conhecimentos teóricos acerca do PCM.

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Biografia do Autor

Wilson da Silva Lourenço, Senac University Center / São Paulo, SP - Brasil

Área: Métodos numéricos.  Departamento: Engenharia da Produção

 

Wonder Alexandre Luz Alves, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) / São Paulo, SP - Brasil

Área: Métodos numéricos. Departamento: Engenharia da Produção. Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – Programa de Pós Graduação em Informática e Gestão do Conhecimento (PPGI). São Paulo, SP – Brasil

Stanley Jefferson de Araujo Lima, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – Programa de Pós Graduação em Informática e Gestão do Conhecimento (PPGI)

Área: Métodos numéricos

Departamento: Engenharia da Produção

Sidnei Alves de Araujo, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) / São Paulo, SP - Brasil

Área: Métodos numéricos. Departamento: Engenharia da Produção. Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – Programa de Pós Graduação em Informática e Gestão do Conhecimento (PPGI). São Paulo, SP – Brasil 

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Publicado

13.10.2022

Como Citar

Lourenço, W. da S., Alves, W. A. L., Lima, S. J. de A., & Araujo, S. A. de. (2022). Objeto de aprendizagem para o ensino de algoritmos para solução do problema de caminho mínimo. Exacta, 22(3), 926–939. https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.22247

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