O estudo de estratégias sob a perspectiva da sustentabilidade corporativa

André Luiz Romano, Isabela Tatiana Teixeira, Alceu Gomes Alves Filho, André Luís Helleno

Resumo


A incorporação de práticas de responsabilidade tem caracterizado o comportamento de empresas mais integradas e preocupadas com o desempenho organizacional. Pode-se considerar a sustentabilidade como um fim ou objetivo das empresas. Os resultados dessa pesquisa apontam que as empresas do setor de cosmético afirmam ter conhecimentos sobre os conceitos de sustentabilidade, e este é visto como possibilidade de melhoria da eficiência operacional ou vantagem competitiva. A maior parte das empresas tem a sustentabilidade ligada à área de marketing ou comercial, o que pode sinalizar um risco da prática de Greenwashing. A maior parte das empresas considera que às vezes a sustentabilidade é importante para a alta administração, e existe pelo menos algum investimento em tal agenda. A sustentabilidade é às vezes importante estrategicamente para a competitividade, e mudou o “jeito de fazer negócios” das empresas, pois existem indícios de integração entre as estratégias de operação com os conceitos de sustentabilidade.

Palavras-chave


Estratégias de Sustentabilidade; Sustentabilidade Corporativa; Setor de Cosmético

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n3.5357

Direitos autorais



Tempo médio entre a submissão e primeira resposta de avaliação: 120 dias

Exacta – Engenharia de Produção

e-ISSN: 1983-9308
ISSN: 1678-5428
www.revistaexacta.org.br

Exacta  ©2021 Todos os direitos reservados.

Este obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional