Manutenção corretiva: Um procedimento para estabelecimento de indicadores para gestão de ações na área de manutenção e operações.

Autores

  • Jose Carlos Cordeiro UNIMEP
  • Maria Rita Pontes Assumpção UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n2.5895

Palavras-chave:

manutenção corretiva, coeficiente de variação, indicadores de desempenho, coeficiente de variação.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi mostrar um procedimento utilizando métodos estatísticos para categorização dos equipamentos com intuito de estabelecer prioridades na gestão para área da manutenção de uma empresa de corte e distribuição de aço, que possui em seu parque industrial equipamentos com características e tempos de vida diferentes. Para isto foi sistematizado um procedimento com uso de ferramentas estatísticas para agrupamento dos equipamentos conforme suas características e histórico de manutenção. O procedimento resultou na determinação e caracterização de cada equipamento quanto ao seu estado atual em relação ao tempo e quantidade de paradas. Esse trabalho demonstrou a viabilidade do uso de um modelo de classificação dos equipamentos para uma melhor visualização do comportamento de cada equipamento. Possibilita que a área de manutenção possa estabelecer estimativas de previsões de paradas, baseados em experiências anteriores, podendo inclusive estabelecer padrões estatísticos de serviços. Os resultados podem ser utilizados tanto para suportar a decisões nas áreas de manutenção e planejamento da produção. Também demonstrou que a análise estatística permite que as decisões sejam tomadas em função de critérios, que tem maior impacto no processo e que apresentam menor grau de variabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Carlos Cordeiro, UNIMEP

Doutorando em Engenharia de Produção e Mestre em Engenharia Mecânica com linha de pesquisa produção.

Downloads

Publicado

01.07.2016

Como Citar

Cordeiro, J. C., & Assumpção, M. R. P. (2016). Manutenção corretiva: Um procedimento para estabelecimento de indicadores para gestão de ações na área de manutenção e operações. Exacta, 14(2), 173–182. https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n2.5895

Edição

Seção

Artigos