Análise do impacto de mudanças institucionais sobre a produção de açúcar no Brasil entre 1980 a 2015

Autores

  • Diogo Ferraz Universidade de São Paulo (USP) / University of Hohenheim https://orcid.org/0000-0003-4037-7171
  • Fabíola Cristina Ribeiro de Oliveira Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Maria Rita Pontes Assumpção Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n1.8108

Palavras-chave:

Açúcar, Mudanças Institucionais, Setor Sucroalcooleiro, Econometria.

Resumo

O objetivo deste trabalho é mensurar o impacto de mudanças institucionais sobre a produção de açúcar no Brasil, entre 1980 e 2015. Foram consideradas três mudanças institucionais: a inovação do açúcar (tipo Very High Polarization); a desregulamentação setorial e; a queda dos subsídios europeus à produção desta commodity. A relevância deste trabalho está no fato destas mudanças serem analisadas empiricamente (teste de hipóteses, taxa de crescimento e modelo econométrico). O resultado do teste de hipóteses comprovou que a produção média de açúcar se alterou antes e depois de cada evento. As taxas de crescimento demonstraram que, após cada mudança, o ritmo de produção foi alterado, sobretudo para a região Centro-Sul e no estado de São Paulo. O modelo econométrico demonstrou que as mudanças institucionais alteraram a inclinação da curva de produção do açúcar. Comprova-se que a inovação do açúcar VHP foi a mudança institucional que mais impactou a produção brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Ferraz, Universidade de São Paulo (USP) / University of Hohenheim

PhD candidate em Economia na Universität Hohenheim (Departamento de Economia - Economia da Inovação, Stuttgart/Alemanha). Doutorando em Engenharia de Produção na Universidade de São Paulo (USP). Economista e mestre em Engenharia de Produção, possui experiência em modelos econométricos, Data Envelopment Analysis (DEA) e Agent-based modelling. Utiliza base de dados como a PNAD/IBGE, RAIS/CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e dados do Banco Mundial, por meio de softwares como o Stata e o Matlab. A área de pesquisa relaciona questões sobre complexidade econômica, inovação, desenvolvimento humano e bioeconomia. Em 2018, foi pesquisador visitante na Universität Hohenheim. Membro dos grupos de pesquisa: Análise de Desempenho de Sistemas Produtivos (USP) e Sustentabilidade e Desenvolvimento Humano (UNESP-Bauru).

Fabíola Cristina Ribeiro de Oliveira, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Doutora em Economia pela ESALQ/USP.

Maria Rita Pontes Assumpção, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Doutora em Engenharia de Produção pela USP.

Downloads

Publicado

26.03.2019

Como Citar

Ferraz, D., Oliveira, F. C. R. de, & Assumpção, M. R. P. (2019). Análise do impacto de mudanças institucionais sobre a produção de açúcar no Brasil entre 1980 a 2015. Exacta, 17(1), 127–145. https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n1.8108

Edição

Seção

Artigos