Análise multicritério de decisão e sua aplicação na gestão da saúde: uma proposta de revisão sistemática da literatura

Autores

  • André Andrade Longaray UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
  • Paulo Roberto da Silva Munhoz FURG
  • Vilmar Antonio Gonçaves Tondolo FURG
  • Ray Cassahi Quadro FURG

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n4.6490

Palavras-chave:

Análise multicritério de decisão. Bibliometria. Gestão da saúde.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre o uso da análise multicritério de decisão em processos decisórios na área da saúde. Nesse sentido, fazendo-se uso da técnica de bibliometria, foram identificados os segmentos da Gestão da Saúde em que métodos multicritério têm sido aplicados; os métodos multicritério empregados, os países onde estes estudos foram realizados, os autores mais citados, o número de trabalhos publicados por ano e as palavras-chave mais utilizadas. Entre as conclusões, verificou-se que o Analytic Hierarchy Process é o método multicritério mais empregado. Averiguou-se, também, que o segmento de aplicação mais proeminente é a área de TI na Gestão da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Andrade Longaray, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Doutor em Engenharia de Produção, professor da Universidade Federal de Rio Grande desde 1998 lecionando a disciplina de pesquisa operacional e logística na graduação e mestrado. Membro da ABEPRO e da SOBRAPO.

Downloads

Publicado

21.12.2016

Como Citar

Longaray, A. A., Munhoz, P. R. da S., Tondolo, V. A. G., & Quadro, R. C. (2016). Análise multicritério de decisão e sua aplicação na gestão da saúde: uma proposta de revisão sistemática da literatura. Exacta, 14(4), 609–618. https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n4.6490

Edição

Seção

Artigos